segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Comportamento do Consumidor e Ação Marketing,

Autor: Henry Assael

                     Consumer Behavior and Marketing Action, o autor nos mostra o modelo de tomada de decisão complexa que inclui muitos conceitos comportamentais envolvendo buscas ativas de informações, e alternativas referente a marcas. Ele também considera não somente o processo da compra, mas também a experiência do consumo onde destaca que os produtos podem ser comprados e consumidos por razões emocional ou relativo à utilidade buscada.
                     O processo de tomada de decisão ao qual o consumidor efetua não é um processo simples, deve ser entendido, para desenvolver aplicações estratégicas ao consumidor.
                     A primeira dimensão da tomada de decisão representa um contínuo hábito exercido pelo consumidor, pode ser baseado em um processo cognitivo em busca de informações e avaliação das alternativas existentes das marcas ou quando o consumidor possui uma fidelidade a marca e compra-a com frequência.
                     A segunda dimensão representa o envolvimento na tomada de decisão, as compras de alto envolvimento são aquelas consideradas pelo consumidor de grande importância e esses consumos estão ligados diretamente ao ego à autoimagem e podem envolver alguns riscos financeiros, social ou pessoal em tais situações vale apena o tempo gasto na efetivação da compra. Os produtos de baixo envolvimento não são importantes para o consumidor os riscos são pequenos e tais casos pode não valer apena o esforço gasto na busca de informações considerando que exista varias alternativas.
                     Assim o processo de tomada de decisão não pode ser estruturado de uma forma estritamente ordenada, às vezes numerosas decisões menores, tende serem feitas antes de uma decisão complexa chegar a sua melhor conclusão. Cada decisão pode direta ou indiretamente influenciar em decisões subsequentes.
                     A tomada de decisão é complexa pelo fato de existir grande número de variáveis que precisam ser levadas em consideração e que são altamente inter-relacionadas. O texto apresenta alguns fatores que estão envolvidos como a necessidade de estimulo que pode ser ativada por estímulos internos ou externos. Podemos identificar também a avaliação da marca, onde o consumidor, tendo coletado as informações necessárias esclarece e avalia as alternativas existentes, sendo varias as considerações formadas pelo consumidor para obter um julgamento. Após as avaliações das diferentes alternativas, ele toma a decisão de compra onde é diretamente ligada ao sentimento de pós compra.
                     Na decisão de compra o consumidor forma um conjunto de classificados e preferencias, porém existem fatores que podem influenciar diretamente como parentes e amigos, preço e benefícios esperados do produto assim como fatores situacionais, como a forma que o vendedor lhe atende.
                     Após a compra e experimentar o produto o consumidor vai se sentir satisfeito ou insatisfeito o qual, dependerá muito da expectativa exercida sobre o produto. Assim a decisão de compra é um sistema de combinações de simples segmentos complicados e complexos. Isto tem vantagens e desvantagens, enquanto os segmentos simples e complicados podem ser tratados através de processos de decisão normal, seu sucesso pode dar-se na mesma abordagem que se aplica a situações complexas.
                     Desta forma a decisão pode ser tomada através de um precedente histórico, a maioria das pessoas confia em seus dados de apoio e informações para tomar decisão e defende-las mesmo sendo complexas.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Valores e estilos de vida individualistas e coletivistas: um estudo sobre chineses, japoneses, britânicos e consumidores dos EUA.

Autor: Tao Sun, Marty Horn e Dennis Merritt

                     Values and lifestyles of individualists and collectivists: a study on Chinese, Japanese, British and US consumers, baseado em pesquisas de modos de vida o autor seguiu os vestígios dos diferentes estilos de vida dos consumidores entre as culturas individualistas (Grã-Bretanha e EUA) e coletivistas (China e Japão). Perante está analise percebeu-se, que os individualistas se apresentaram mais satisfeitos e otimistas e mais tendenciosos ao se considerarem melhores administradores de suas finanças.
                     Os pesquisadores usam construções diferentes para explicar os estilos de culturas voltados ao comportamento do consumidor, estudos são feitos a níveis não somente transcultural, mas individual, para testar a teoria coletivista e individualista, verificando o mesmo valor, estilo e analisando se possuem resultados análogos.
                     Individualismo pertence às sociedades onde os laços entre as pessoas são soltas, e o esperado de todos, é apenas cuidar de si mesmo e de sua família. Existem culturas que aceitam o individualismo, sendo ele parte da sociedade, enquanto outras o consideram um abandono ou falha de caráter. Coletivismo, por outro lado, refere-se a sociedades em que as pessoas são integradas em fortes grupos e que a todo o tempo, estará protegendo este grupo em troca da lealdade inquestionável.
                     Há culturas como os ocidentais e orientais que consideram o social-cultural  uma existência significativa na sociedade, afetando todas as instituições familiares, religiosas entre outras associadas. Existe uma diferença de base entre as culturas, os ocidentais onde tendem a não fazer em função de algum efeito que terão, como pagamento de multa entre outros, já na ocidental não fazem por vergonha.
                     O comportamento de consumo associado à dimensão cultural individualista ou coletivista é relativo aos comportamentos das pessoas em grupo, suas relações com os outros e sua percepção de si mesmo.
                     O individualismo e o coletivismo não podem explicar tudo, é necessário obter outros valores culturais que devem ser reproduzidos para explicar algo difícil de definir.

domingo, 20 de novembro de 2011

Abordagem integrada para a compreensão do comportamento do consumidor na parte inferior da pirâmide

Autor: Saroja Subrahmanyan e J. Tomas Gomez-Arias

                   

Integrated approach to understanding consumer behavior at bottom of pyramid, os autores buscam entender as pessoas consideradas a base da pirâmide o que e como consomem, e de que forma as empresas podem melhor atender essa classe, mas apesar da restrições a mesma é motivada não apenas para sobreviver, mas tende a satisfazer necessidades superiores e se as organizações oferecerem uma oferta ligada a trabalho e educação, acreditam que terão melhor chance de sucesso.

As empresas devem pensar além de desenvolver um produto mais barato de fácil consumo, devem adaptar e customizar os produtos para ficarem mais atrativos. Pois se o custo de produzir um produto de qualidade ainda é alto então é necessário de inovações comerciantes. O que podemos definir é que independe qual renda você possui, os seres humanos consomem de qualquer forma.

A migração da área rural, para a cidade em busca de uma oportunidade melhor de emprego às vezes é falha, pois num contexto a renda adquirida não consegue ter os mesmos padrões que uma vida no campo possui, pois na área rural existe a possibilidade de plantar alguns de seus alimentos básicos e assim terá uma renda para demais produtos de consumo, porém na cidade tudo leva a compra e gasto assim à renda será apenas para as necessidades básicas, não tendo uma sobre para consumo de produtos diferentes.

Nesse estudo caímos na teoria de Maslow da hierarquia de necessidades que são satisfeitas da seguinte forma:

1- Fisiológicas ou básica, tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, o abrigo;

2- Segurança, que vão da simples necessidade de sentir seguro as mais elaboradas de segurança como um emprego estável.

3- Sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;

4- Autoestima o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros em relação à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;

5- Auto realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser.

Se analisarmos a base da pirâmide a maior despesa concentra-se em comida, porém existe um leve aumento na categoria de tecnologia e comunicação para melhor sua colocação na sociedade.

Enquanto as necessidades de sobrevivência e segurança são de fato
crítica, as restrições de consumo fazem com que a base da pirâmide seja sofisticada e criativa, porém realmente se faz necessário que os governantes olhem para essa classe e tentem entender como eles sobrevivem para depois tomar uma ação.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aniversário 15 anos - Karoline

Pessoal, não posso deixar este dia tão especial passar despercebido, dia 14.11.2011, minha querida irmã completa seus 15 anos, uma data especial e tão esperada por toda menina, e neste momento quero dedicar esta mensagem para você doce menina...

O dia hoje é seu os minutos únicos e plenos te pertencem, por isso receba de mim minha querida irmã os melhores e maiores votos de um lindo e feliz aniversário. 

Muitas felicidades e muitos anos de vida, que todos eles carregados de amor paz e muita prosperidade, porque você é uma menina muito especial e uma irmã maravilhosa e que me da a honra de repartir sua vida e suas alegrias apesar de estar tão distante de ti. 

A felicidade não é só sua, é de todos que podem estar ao seu lado compartilhando este momento tão sonhado por você.

Que Deus a ilumine e a proteja sempre, fazendo com que essa data se repita por muitos anos, trazendo muita vida e saúde para você, e que fortaleça ainda mais a nossos laços tornando-o eterno.

Feliz 15 anos minha irmã, e que a partir de hoje tudo o que você sonhou possa encaminhar-se para virar uma doce realidade.

Você merece ser feliz todos os dias e especialmente hoje, por ser o dia em que você completa 15 aninhos.

Parabéns minha flor, você sempre estará em meu coração, te amo minha irmã.



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ambiente Impactando o Comportamento do Consumidor: Uma Análise Operante.

Autor: Gordon Robert Foxall

Enviromente-Impacting Consumer Behavior: An Operant Analysis: (1995, 262-268),O autor procura demonstrar que a compreensão da imediações de marketing social aplicadas ao meio ambiente com base nos princípios da analise do comportamento do consumidor, tem observado que a conservação e o controle são de analogias e caracteres de conhecimento do consumidor, isso de fato tem afetado negativamente o ambiente físico e social.
Skinner (1953) apud Foxall (1995), nos deixa claro que as causas do comportamento do consumidor são encontradas em seu próprio ambiente de convívio. O comportamento do consumidor carece de um modelo que incorpora a analise em sua teoria, caindo o mesmo sempre sob as estruturas de marketing social.
Uma pesquisa de campo desenvolvida e ressaltada pelo autor faz uma analise de como os incentivos influenciam no comportamento do consumidor, usando como exemplo os transportes privados o excesso de energia, o lixo e o consumo exagerado de água. O propósito final da mesma foi melhorar e modificar o comportamento do consumo. (Winkler e Winett, 1982, apud Foxall, 1995.
Apesar do vasto entendimento das possíveis catástrofes que podem acontecer se não mudarem seus comportamentos, os consumidores não querem mudar, talvez muitos não soubesse que o comportamento influencia em seu consumo. Mas somente orienta-los através de campanhas não terá muito impacto sobre a importância da preservação, a mudança só ocorrerá com aqueles indivíduos que já foram expostos a uma situação desagradável no passado.
O modelo de perspectiva comportamental oferece escolhas aos consumidores, elas podem ser relativamente abertas ou relativamente fechadas. As fechadas são aquelas manipuladoras em que o comerciante mantem o controle dominante sobre o que está disponível ou não para o consumidor. As abertas são configurações onde o consumidor tem inúmeras opções para escolhas, nesse ambiente as pressões físicas, sociais e verbais estão ausentes.
O BPM (Behavioral Perspective Model) alvitra que o comportamento do consumidor pode ser exposto por padrões como realização, prazer, acumulação e manutenção:
·         Realização: É a realização pessoal que exposta em um ambiente aberto poderá assumir a forma de consumo notável, em um ambiente fechado será um jogo de azar.
·         Prazer: É geralmente voltada ao entretenimento, onde em um ambiente aberto podemos exemplificar com a opção de assistir a qual programação optar, e em um ambiente fechado como em um voo, só terá a opção que a companhia aérea lhe oferecer.
·         Acumulação: É um conjunto que auxilia algum conteúdo prazeroso, mas que são de informações, onde o reconhecimento mais sustentado é recompensado.
·         Manutenção: É nossa rotina, necessária para nos sustentar. Em um ambiente aberto pode incluir as compras de alimentos, e em um ambiente fechado pode-se exemplificar como os pagamentos dos impostos.
Cada classe geral do comportamento do consumidor vista anteriormente, pode ser inferida como no caso da realização em uma relação variável, o prazer em um intervalo variável, a acumulação em uma relação fixada e a manutenção em um intervalo fixo. As mesmas têm reforços positivos, mas também negativos onde esses não recaem diretamente sobre o consumidor, mas sim sobre o seu ambiente e frequentemente essa situação traz consigo a escassez de água ameaçada pelo consumo exagerado a energia entre outras situações.
Visando amenizar esse impacto o autor nos informa duas variedades de estímulos que tem sido empregada. A informação sobre os efeitos reais das ações e incentivos como bônus, elogios e encorajamentos.
Pode-se concluir que o BPM fornece um modelo coerente e aceitável do papel dos estímulos que antecede e que precede com coerência o comportamento do consumidor e seus impactos sobre o ambiente.
 Hoje podemos inferir que muitos consumidores em sua decisão de compra estão, por questões ecológicas, comprando produtos que não agridam o meio ambiente e que sejam produzidos de forma ecologicamente correta, desde a sacola do mercado até seu banho diário, porém, ainda não houve uma total consciência, por parte do consumidor, existe uma parcela que não tem a devida noção sobre as implicações de seus atos de consumo, tanto no que se refere aos seus impactos no meio ambiente, como a relação das suas decisões movendo o desenvolvimento sócio ecológico.