quinta-feira, 10 de maio de 2012

QUAL O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PRODUÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES NA CONSEPÇÃO DE RICHARD L. DAFT



Resumo
Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo fundamentada em conceito cientifico descritos por pesquisadores, com influência em gestão e administração de produção, sendo um artigo cientifico. A fim de articular nossa pesquisa de forma prática, os livros fizeram-se principal fonte de análise. Esse processo aconteceu no horário correspondente ao período de extraclasse durante dois meses, onde foram observados aspectos que envolvem a gestão e a administração da produção e sua relação com as empresas atuais. Diante dos procedimentos adotados o registro destes aconteceu através da escrita documentada e outras modalidades de registro como material de pesquisa realizada a quem interessar a análise da estrutura. A análise de dados caracteriza-se como um momento culminante da pesquisa visto que possibilita o acesso às informações colhidas através da pesquisa, realizada pelo estudo e consulta a artigos e livros, contendo tais informações as quais utilizamos. 
Palavra chaves: Gestão da produção, planejamento e estratégia.

Abstract
This research is of qualitative approach, being based in concept I inform, described by researchers, with influence in administration and production administration, being an article informs.  In order to articulate our research in a practical way, the books were made main analysis source. That process happened in the schedule corresponding to the period of extra class for two months, where they were observed aspects that involve the administration and the administration of the production and your relationship with the current companies.  Before the adopted procedures the registration of these it happened through the documented writing and other registration modalities as research material accomplished to who to interest the analysis of the structure. The analysis of data is characterized as a culminating moment of the research sees that make possible the access the information picked through the research, accomplished by the study and it consults to goods and books, containing such information which we used. 
Key Words: Administration of the production, planning and strategy

Introdução
As empresas de hoje, para manter-se no mercado competitivo e globalizado, buscam cada vez mais formas de utilizar o máximo os seus recursos e reduzir seus custos, pois somente desta forma conseguem assegurar sua lucratividade, existe uma busca por sistemas e processos que possam auxilia-las a enfrentar ambientes de concorrência todos os vês mais acirrados. Porém, nesta busca por soluções tem se deixado de lado na maioria das vezes, a preocupação com o preparo da mão da obra a qual irá operar estes novos sistemas e processos que as empresas passam a utilizar.
    Devido a este fato, a atividade de gestão de produção dos recursos humanos, tecnológicos e informacionais tende a crescer, melhorando a qualidade dos produtos e serviços prestados, garantindo a satisfação dos clientes.
     O gerenciamento do desenvolvimento tecnológico de automação de maquinas e equipamentos, sistemas de informações, telecomunicações são passos fundamentais no planejamento e controle das operações, sendo que métodos de gestão de pessoas como: treinamento e desenvolvimento devem ser constantemente aplicados e assessorados. O grande diferencial das organizações é o investimento aplicado nos bens materiais e humanos, estes podem alavancar o crescimento e desenvolvimento significativo ás empresas.
     Este trabalho visa apresentar a comparação entre autores quanto à questão de gestão e administração da produção e discutir seus impactos nas organizações atuais.

 Gestão Da Produção

Para Martins (2006) a gestão da produção visa atender a qualidade, necessidades e desejos dos clientes, produzir com menor custo evitando perda no processo. Gerando pacotes de valores a que vem beneficiarem e atender aos devidos consumidores, sendo eles internos, sendo empregados que dependem de insumos (toda, e qualquer matéria-prima que agrega valor ao cliente) de processos anteriores a fim de executar processos diretos com a empresa, e clientes externos, que são o usuário final ou intermediário que compram produtos acabados e serviços da organização.
Segundo Sanna consultorias (http://sanna.com.br/sce-b-3.htm.) a gestão da produção é o conjunto de atividades que visa fabricar os produtos oferecidos pela empresa dentro das especificações estabelecidas, utilizando a melhor maneira possível os recursos produtivos disponíveis. Isto significa produzir rigorosamente o que foi determinado, dentro da maior eficiência possível, o que exige sistemas adequados de planejamento e controle da produção e uma adequada gestão de estoques.

Evolução Da História Da Gestão E Da Administração Da Produção

    Para Martins (2006) grandes projeto da gestão da administraçãoforam realizados na antiguidade como exempla as Pirâmides do Egito, a Grande Muralha da China, entre outros.
      Na antiguidade já se fazia gerenciamento dos processos produtivos, das operações realizadas e técnicas aplicadas nesta obra.
       Com o tempo percebeu-se a necessidade de uma Administração na Produção de afazeres em geral, em primeira menção literária sobre a gestão e a administração de projetos deu-se no século XVII, através da idéia de Defoe (1697) em sua obra “ESSAY UPON Projects”. De acordo com o autor:

“... Alguns projetos eram esporadicamente realizados de forma mais sistemática, já em torno de 1964 é que essa sistematização tornou-se mais populares, alguns anos mais tarde em torno de 1968, a arte e o ministério dos projetos passou a de fato espelhar-se pelo mundo” (Daniel. 1967 apud Martins, 2006).

        Pode-se descrever que de fato varias formas de administração da produção foi feita, mas sem ter um planejamento estratégico para o mesmo.
        Segundo Martins (2006) vemos que embora o século XX, não foi tão destacado com a evolução da administração da produção, podemos citar grandes contribuições que Frederick Taylor e Ford entre outros fizeram com a produção em massa, a qual já vinha com um pensamento de administrar as relações de produção.
       Um fato interessante de se mencionar segundo Albernatly et al (1983) apud Martins (2006) é o padrão industrial que envolve tecnologia e administração de produção citados em literaturas, tendo como nome de Sistema Americano de Manufaturas, o qual teria sido este modelo adequado de produção. Sendo o mesmo um padrão de desenvolvimento industrial na século (XVIII) dos americanos.
        No século XVIII a Inglaterra tornou-se líder na indústria e na teconologia e estava desenvolvendo uma revolução na produção em larga escala, usando métodos de gestão com grandes inovações (Martins, 2006).

Organizações Como Sistema De Produção

As organizações vêm se transformando, mas muitas têm seu sistema de produção ultrapassado, sendo que o seu sucesso depende de sua produção. Segundo Daft (2005) toda organização precisa de um “núcleo técnico”, organização, pessoas e tecnologia. A sua importância no processo produtivo é beneficiar as entradas e saídas. “Núcleo técnico é o coração da produção do produto ou serviço da organização. As entradas em um núcleo técnico incluem os recursos humanos, terrenos, equipamentos, prédios e tecnologia. As saídas de um núcleo técnico incluem os produtos e serviços fornecidos aos consumidores e clientes, as estratégias da produção e o feedback de controle moldam a qualidade de saídas e a eficiência de produção dentro do núcleo técnico”. (DAFT. 2005. pág, 518)

A administração de produção tem como objetivo solucionar problemas de produção, sendo que a área especializada é a produção de bens e serviços, e usa essas ferramentas para lidar com um modelo de qualidade e eficiência.
Esta aplica-se em todas as organizações, sendo elas chamadas manufaturadas (bens físicos armazenáveis) ou serviços (não físico e não pode ser armazenado). As empresas manufaturadas podem conter seu estoque e somente atende o cliente através de pedidos disparados, já as empresas de serviços, funcionam como exemplo um hospital, o medico somente vai atender o paciente boca-a-boca, pois não poderá medica-lo por telefone.
Segundo Daft (2005) mesmo tendo tanta diferença das empresas manufaturadas como as de serviços, elas passam por problemas similares assim como: programação, materiais, suprimentos, qualidade e produtividade.

 Estratégia Das Operações

Muitos dos gerentes das grandes organizações estão envolvidos diariamente com metas, buscando solucionar problemas através das estratégias de operações.
Segundo DAFT (2005) o reconhecimento do papel de um gerente nas operações existentes na organização é a eficácia, fazendo da melhor forma possível, onde consegue sustentar as estratégias e contribui cada vez mais para o sucesso da organização, porém é necessário que o gerente tenha total envolvimento na mesma, pois se isso ocorrer à empresa se desenvolvera mais rapidamente. Uma das estratégias utilizadas é a cadeia de suprimentos, esta deverá atender toda a demanda de seus clientes, sendo que o gerente precisará adotar boas operações e estratégias para manter o equilíbrio da mesma.
Segundo Slack (2002) as responsabilidades dos gerentes é traduzir a direção estratégicas de uma organização em ação operacional bem como incluir compreensão do impacto sobre as operações, da globalização, da responsabilidade ambiental, da responsabilidade social de novas tecnologias e da gestão de conhecimento.
Para ter uma cadeia de suprimento bem gerenciada necessita-se de alguém eficiente para operar e distribuir funções.
 Sendo que DAFT (2005) conceitua administração de cadeia de suprimento com sendo a seqüência de fornecedores e compradores, cobrindo todos os estágios do processamento, desde a obtenção das matérias-primas até a distribuição dos produtos acabados para os consumidores finais.
Ao longo de toda a cadeia de suprimento, a missão a qual é administrar o relacionamento com os fornecedores e clientes, os quais tem papel fundamental na prestação de serviços e na demanda de produtos, onde a organização deverá movimentar-se cada vez mais para satisfazer as necessidades, diminuindo o prazo de entrega ao consumidor.

 Projeto Do Produto E Do Serviço


O modo como a organização projeta e passa a diante seus produtos afeta diretamente ao cliente e consumidor, pois as estruturas das embalagens dos produtos poderão agradar como também poderá não agradar, na visão do cliente.
Segundo Daft (2005) para evitar esse tipo de problema às empresas desenvolveram uma nova estrutura nas embalagens, sendo que os profissionais que desenvolviam as mesmas, não se importavam com a satisfação aos olhos do consumidor, porém com esse novo método de projetar, requer a participação do trabalho em equipe a fim de analisar e monitorar o processo através de pesquisas de satisfação.
Daft (2005) afirma que o projeto de fabricação e montagem é extremamente barato, tendo alcance de quatro objetivos no desenvolvimento do projeto do produto, para a organização:

“... Ele geralmente requer a reestruturação das operações, criando equipes de projetistas, fabricantes e montadores para trabalharem em conjunto. Estas colaboram no alcance de quatro objetivos de projeto do produto. (1) Produtividade. O grau em que um produto ou serviço pode ser realmente produzido para o consumidor dentro da capacidade operacional existente na empresa. (2) Custo. A soma dos materiais, mão-de-obra, projeto transporte e despesas com gastos gerais associados com uns produtos os serviços dentro de um custo razoável. (3) Qualidade. A excelência do produto ao serviço – a utilidade e o valor que os clientes ganham coma compra do produto. Nos últimos anos, o projeto do produto tem se movido em direção aos produtos fáceis de usar, e as empresas estão fazendo perguntas do tipo” Como as pessoas usam este produto?”e” Como podemos fazer este produto mais fácil de usar?”(4) Confiabilidade. O grau em que o cliente pode contar com o produto ou serviço para preencher sua função prevista. O produto deveria funcionar como projetado por um período de tempo razoável. Os produtos altamente complexos geralmente têm uma menor confiabilidade porque mais coisas podem dar erradas”.

              Diante disso constata-se que o produto final deve obter qualidade para não criar duvida, tem que haver confiabilidade entre fornecedor e cliente, que o cliente possa ver a embalagem e o produto e que nesse momento adquira o qual lhe agradar. A empresa deve manter bem estruturada sua produtividade a fim de atender sua demanda, mantendo um baixo custo de projetos para ofertar a um preço favorável ao consumidor, cobrindo seus gastos e mantendo também lucro.

Aquisição
Para Daft (2005), aquisição é:

“... a compra de suprimentos, serviços e matérias-primas, para uso no processo de produção”. (DAFT. 2005 pág. 524).

Nas empresas o maior investimento é, compra de suprimentos e movimentação dos estoques, o que gera muito custos para a mesma, fazendo com que as organizações tenham que trabalhar com baixos estoques.
Um sistema que mudaria as empresa e pouparia bastante tempo, seria as aquisições online de seus materias, mas, porém terá que existir uma grande competência e responsabilidade, sendo que as compras deverão ser feitas com cuidado contratando fornecedores de confiança, para não obter um grande prejuízo.

Layout Das Instalações

       Logo após a instalação do planejamento e do projeto e a aquisição de matérias para desenvolver o mesmo será necessário termos um embasamento por onde vamos desenvolver a produção, é aonde entra o layout das instalações. Sedo que existem quatro tipos de layout, os quais serão definidos em seguida, com base no livro Administração escritos por Daft (2005).
·                 Layout do processo. Será onde definiremos como e onde o maquinário que possui o mesmo desempenho ficou agrupado. Um layout de instalação.
·          Layout do produto. Será onde definiremos qual será as etapas de produção sendo que, a mesma maquina e as tarefas dos funcionários serão organizadas de acordo com a seqüência de etapas na produção de um único produto, pois para qual terá uma seqüência lógica de maquinários e de tarefas.

Automatização Da Tecnologia

         A maioria das empresas buscam investir em equipamentos mais avançados para melhorar seu desempenho operacional garantindo maior eficiência e qualidade no seu processo, pois as mesmas não geram custos como: Plano de saúde, absenteísmo, afastamentos entre outros.
Existem empresas, as quais investem tecnologia em seus serviços, tendo maior crescimento e maior competitividade. Existem novos modelos de maquinário automatizado que faz tudo através do computador, utilizando menos tempo e economizando, mas devido sua eficiência produtiva, este sistema caracteriza-se como sistemas flexíveis de manufatura.
Segundo Daft (2005), o computador instrui a maquina a fazer suas trocas para processar um novo produto que será fabricado. Geralmente as empresa adotam esse tipo de maquinário para apoiar a estratégia de customização em massa, o qual significa que os produtos se adaptam rapidamente conforme o pedido do cliente. Sendo uma das maiores tecnologias dos tempos atuais.
Slack (2002) relata que:

“As tecnologias, automatizadas em muitas operações produtivas tem proporcionado o potencial para melhoramento de desempenho, mas há um perigo. A tecnologia pode ser vista como panacéia para todos os males da produção, uma “fixação em tecnologia”, que diverge a atenção dos problemas mais fundamentais. Se os métodos e os processos são emsi ruins, a tecnologia somente vais acelerar os problemas e não solucionar-los” (Slack, 2002. pág 265).

          Define-se que ambos os autores relatam a sua visão sobre a automação da tecnologia, o que percebe é que de fato a tecnologia é algo indispensável nas organizações que tem como objetivo, competitividade no mercado, rapidez no processo de desenvolvimento e qualidade no seu produto.

 Localização Da Instalação

Localização é a posição geográfica de uma operação, relativa aos clientes os quais interage com a organização (Slack, 2002. pág. 177).
Segundo Daft (2005) para a instalação de uma nova estrutura será necessário analisar um local apropriado, realizando uma analise de custo-beneficio, e também a acessibilidade do cliente até á organização, a seleção da localização da instalação é uma consideração muito complexa, avaliando sua região demografica.

            Conclusão

Assim, o presente documento descreve uma trajetória de análise que pondera sua razão existencial na compreensão de desenvolvimento da sociedade como produto do desenvolvimento criativo e produtivo de ser humano, sendo que na ação continuada do trabalho reside a essência para está descoberta que se acerca do profissional como instrumento da manifestação de uma sociedade que na luta pelos ideais de igualdade é capaz de vislumbrar novos caminhos de desenvolvimento.
Dos aspectos referenciados no texto da análise dos dados cabe destacar que de modo geral a relação das empresas com a gestão e a administração da produção, mostra-se satisfatória e principalmente aberta para uma consciência que percebe a necessidade contínua de mudança e aperfeiçoamento diante destas situações a que se submete frente à organização competitiva do mercado globalizado.
A valorização do setor da economia fundamentada na produção é determinante, no processo crescente dos demais setores, sendo assim, as empresas buscam na qualificação de seus profissionais estabelecendo uma parceria produtiva com o mercado mundial.
Iniciativas da organização com novas parcerias, bem como uma aproximação entre empresa e funcionários é referência na perspectiva que se destaca em grande parte de nosso país.
A verdadeira mudança, na qualidade de qualquer nível de organização social, está diretamente condicionada ao processo de constante avaliação, devendo ponderar sobre este, princípios de uma estratégia da organização.
Como caminho a ser percorrido, o desenvolvimento das empresas depende diretamente de quem assume a responsabilidade de carregar seu nome como instrumento de apóio e luta ao setor de produção. É um espaço aberto ao desenvolvimento da empresa, e seu crescimento depende da forma como se administram os processos constantes de mudança aos quais se submete.
Não há como negar o que afirma o título deste documento, porque a gestão da produção é importante nas organizações atuais, existencial que está em assegurar a continuidade do processo de desenvolvimento a partir das bases da cadeia produtora.

Bibliografia.

DAFT, Richard L. Administração./ tradução Robert Brian Taylor São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

MARTINS, Petrônio Garcia. Administração Da Produção. 2 Ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

ARNOLD, J. R. Tony. Administração De Materiais: Uma Introdução / tradução: Celso Rimoli, Lenita R. Esteves. São Paulo : Atlas, 1999.

SLACK, Nigel et al. Administração Da Produção / tradução Maria Teresa Correa De Oliveira, Fabio Alher. 2 ed. São Pulo : Atlas, 2002.

MINTZBERG, Henry, Criando Organizações Eficazes: estrutura em cinco configurações / tradução Ailton Bomfim Brandão. 2 ed. São Paulo : Atlas, 2003.

_______________. Gestão da Produção, São Paulo, abr. 2006. Disponível em: http://sanna.com.br/sce-b-3.htm. Acesso em: Abril 2012

CLETO, Marcelo Gechele, Gestão Da Produção Nos Últimos 45 Anos, Revista FAE Business, n. 4, Rio de Janeiro, dez. 2002.  Disponível em: http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_fae_business/n4_dezembro_2002/tecnologia1_a_gestao_da_producao_nos_ultimos.pdf. Acesso em : Abril 2012.

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