quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Análise da Estratégica da Empresa Positivo Informática.

RESUMO
O presente trabalho tem caráter investigativo e visa principalmente analisar as estratégias predominantes na empresa Positivo Informática S. A, buscando identificar sua características relacionadas a administração aplicada na empresa e sua relação direta com o mercado através planejamentos feitos, a antecipação de suas ações correspondentes ao desenvolvimento inovador da empresa, também relacionar a sua estratégia com as escolas de Mintzberg e sua aplicação na empresa estudada. Assim, esta organização foi sendo construída em diferentes estratégias, obtendo transformação após a sua crise financeira, aprendendo a adaptar-se as modificações e desenvolver ações preventivas em suas bases estruturais.
PALAVRAS-CHAVE: Estratégia, Mintzberg, Administração e Planejamento

ABSTRAC
This investigative work has character and aims principally to analyze the strategies prevalent in the company Positivo Informática S. A, seeking to identify characteristics related to their management applied in the company and its direct relationship with the market through plans made, the anticipation of their actions corresponding to the innovative development of the company, its strategy also relate to the school of Mintzberg and its application in the enterprise studied. Thus, this organization was being built on different strategies, resulting transformation after its financial crisis, learning to adapt to changes and develop preventive actions in their structural bases.
KEYWORDS: Strategy, Mintzberg, Administration e Planning.

INTRODUÇÃO
Na realização deste trabalho, percebe-se a necessidade constante que o ser humano tem, de buscar qualificar suas relações com o meio onde vive e as estratégicas adotadas por organizações onde trabalham. Desta forma a presente pesquisa caracteriza-se como recurso teórico de análise da atual situação da estratégia da Positivo Informática, como referencia através das escolas de Mintzberg. Cabe destacar que o estudo disponibilizado neste material compreende sua função na ordem da pesquisa profissional como recurso de desenvolvimento
do referida estratégica e da informação sobre a análise de dados obtidos e fornecidos pela empresa.
Neste contexto as estratégias caracterizam-se como elementos de organização capazes de construir soluções e objetivos numa perspectiva normativa diante do que pede suas intervenções sociais na construção cotidiana de desenvolvimento.
É nesta perspectiva que a presente pesquisa se desenvolve focando sua análise numa dimensão histórica da administração estratégica que tem na palavra estrategos seu principal instrumento de compreensão do processo instaurado dentro das necessidades humanas de organização coletiva, contextualizando desta forma toda realidade estrutural do setor e seu desenvolvimento na área de tecnologia educacional.
São apresentadas informações quanto ao caráter organizacional da Positivo Informática numa dinâmica que aborda o contexto amplo de sua atuação, desde o corpo administrativo de uma desta até a sua instancia de intervenção direta com as escola de Mintzberg.
Desta forma, o presente documento tem como objetivo gerador do processo, realizar um estudo quanto á importância e identificação da estratégia utilizada pela empresa aqui estudada.
Para tanto fica clara também a necessidade de analisar a estrutura da administração estratégica e sua relevância, compreendendo sua organização frente às dificuldades específicas apresentadas pela Positivo Informática durante sua crise como objeto de estudo.

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Evolução da Administração Estratégica.
A administração estratégica foi incorporada nas universidades através de estudos relacionados às escolas de negócios existentes na época, onde as mesmas possuíam uma falta de sintonia e concepção da área administrativa estratégica.
Na década de 50 segundo Certo (1993) a Fundação Ford e a Corporação Carnegie, patrocinaram estudos e pesquisas de analise de currículos das escolas de negócios, o relatório final desta pesquisa deu-se o nome como Gordon-Howell, o mesmo concluiu que a administração deveria ser uma disciplina ministrada como outra qualquer, o resultado foi que a maioria das escolas aceitaram a proposta, assim, criou-se a disciplina “Política de Negócio”.
Wright (2000), nos mostra que a disciplina de politica de negócio tinha como objetivo integrar a administração como desenvolvimento de conhecimentos e análises reais de
problemas e soluções existentes nas organizações. Ao passar do tempo, a disciplina foi remodelada, incluindo formulações estratégicas, implementações e controles estratégicos, com esses fatores inclusos a disciplina teve seu nome alterado para administração estratégica.
Nos anos subsequentes foram surgindo novos conceitos os quais não existiam na matriz inicial, segundo Gaj (1990) nos anos de 60 surgiu o conceito de centralização e descentralização para identificar se os hábitos das gerencias estavam voltado às pessoas ou tarefas, nos anos 70 deu-se origem ao conceito de diversificação, onde a mesma foi introduzida a fim de voltar-se para a entrada de novos negócios ou para adquirir novos já existentes, assim como o conceito de planejamento estratégico o qual também se aderiu à administração estratégica a fim de organizar e planejar as estruturas empresariais, na época publicações sobre administração estratégicas foram muito criticadas, tendo-a como benefícios para poucos empresários.
Na tentativa de tornar o conceito estratégico em metodologia surgiu Ansoff com sua conceituação de administração estratégica, abordando-a como uma cultura ou um sistema escolhido de administrar, onde a mesma define critérios operacionais, pelos quais seriam implantados ou administrados.
Nos anos 80 deu-se o início ao processo de managing by walking around, onde o conceito era deixar o escritório e utilizar-se de visitas locais ao invés de ficar apenas baseado e meros relatórios internos.
A Administração estratégica vem evoluindo com o passar dos anos, novos autores vão aderindo-a em seus relatórios e os estudantes conceituando-a com base em informações publicadas.

Conceito de Administração Estratégica.
A estratégia foi inicialmente definida como um processo racional de identificar métodos aplicáveis e está sendo amplamente utilizada nas organizações empresariais atualmente gerando novos controles e informações gerenciais.
A estratégia tem origem grega “ESTRATEGOS”, seu significado é habilidade do general, onde o mesmo é o topo militar, é quem define toda a estratégia voltada para a guerra. Temos autores que ao longo das décadas vem tendo seus nomes e livros ligados a este conceito de estratégias, como Zun Tzu, Gengis Khan, Amilcar Barca, Napoleão entre outros.
Vejamos o significado de estratégia encontrada no dicionário:
1- Militar Arte de planejar operações de guerra.
2- Arte de combinar a ação das forças militares, políticas, morais, econômicas, implicadas na condução de uma guerra ou na preparação da defesa de um Estado.
3- Arte de dirigir um conjunto de disposições: estratégia política. (Dicionário Aurélio).
Desse modo vemos que antes mesmo de pensarmos em utilizar esses conceitos, os mesmos já eram utilizados com sabedoria na arte de fazer estratégias de guerra e com ela pode-se definir, planejar e executar ações,
Num contesto atual passamos a ter autores como Chandler, Andrews e Ansoff sendo referencias em nossos estudos atuais, e em seguida surgiu Porter como suas definições.
Ansoff em seu livro define estratégia e administração estratégia como:
As Estratégias, a nosso ver, são expressões operacionais de políticas, nos sentido de que, dentro de um sistema de administração, elas definem critérios operacionais sobre quais os programas estratégicos são concebidos, relacionados e implantados. Esses programas podem dizer respeito tanto ao leque de atividades (estratégias externas), como também ás estratégias interna que tratam da estrutura organizacional e das atividades de controle social. (Ansoff, 1981. Pág. 45)
Desta forma podemos perceber que a estratégia num contexto relaciona seus atributos em operações internas ou externas que tratam de dispor segundo uma ordem organizacional.
Segundo Ansoff a administração estratégia é um sistema de administração, e avalia mais o evoluir da empresa para um futuro do que suas ações imediatas, provocando um surgimento de novos programas de estratégias. Ele enfatiza que:
[...] Não haverá administração estratégica, à não ser que a organização queira e seja capaz de desenvolver uma avaliação critica de sua própria prática administrativa, mediante a pesquisa e a implantação de estratégias inovadoras. (Ansoff, 1981. Pág. 45).
A administração estratégia é de fato um beneficio que atualmente está disposto para as empresas, mas depende se a mesma vai querer usufruir. Desta forma só terá fruto se a empresa desenvolver suas próprias avaliações, métodos e controles dentro de seu ambiente organizacional.
Porter (2002) define estratégia sendo um instrumento indispensável para as organizações, o mesmo traz estratégia sendo:
Estratégia é planejamento: É o sinônimo mais comum, ao lado de direção, modo de ação futura, trajetória para ir de um ponto a outro etc. Estratégia é modelo: É um padrão que permite manter a coerência ao longo do tempo. Estratégia é posicionamento: Ou seja, é o lugar escolhido para determinados produtos em determinados mercados. Estratégia é perspectiva: Olha para dentro da empresa, da cabeça dos estrategistas e para o alto em direção a uma visão ampla. Estratégia e armadilha: A estratégia pode ser uma manobra específica destinada a abalar um concorrente, sendo mais ameaças do que a execução da ameaça propriamente dita. (Porter 2002. Pág. 12-13)
A estratégia na visão acima citada abre grande leque de definições, ela realmente engloba situações variáveis, podendo ser o planejamento das ações que a empresa deseja exercer, um modelo que foi adequado e estudado a fim de atender todas as necessidades operacionais da empresa, um posicionamento no mercado a benéfico e determinado a atender os clientes, uma perspectiva de alcançar um bom desempenho em suas atividades, porém atentando-se as armadilhas que a estratégia pode nos oferecer. O ponto de partida é ter um bom objetivo e definir uma boa estratégia em seguida identificar em qual mercado e qual atividades a empresa está envolvida.

O que não é Estratégia
A definição de Porter (2002) sobre o que não é estratégia nos apresenta cinco estruturas que podem ser confundidas como uma estratégia organizacional, porém não são de fato. Temos a reestruturação a qual determina a forma de solucionar situações ineficientes. Atender fusão como estratégia não é adequada, pois a mesma somente atribui mais consistência em volume e não defini uma vantagem. Identificar a consolidação com uma não estratégia, porque a partir do momento em que opto por comprar meu rival, não possuo uma ideia estratégica para conseguir aperfeiçoamento melhor que os meus concorrentes. Alianças pode ser uma boa ferramenta para auxiliar no desenvolver da empresa, porém não podemos considera-la como uma estratégia. Internet também não é uma estratégia é um aliado a desenvolvimento operacional, no contesto de ajudar nas atividades desenvolvidas pela empresa, apresentando informações benéficas. Achar nichos de mercado também não pode considerar como estratégia, pois não é somente achar que se faz necessário, é consolida-lo em um determinado ambiente fixando seus limites.
A estratégia em si, defini como resolver problemas, dá um norte as equipes e permite a aplicação operacional de ação enérgica do corpo organizacional, com isso definimos a empresa de forma coerente.
A estratégia administrativa segue hoje com objetivos básicos militares, num contexto empresarial ela é utilizada para definir e alcançar seus objetivos, missão, visão, mercado e cliente, desta forma ela é muito usada em ambientes organizacionais e indispensáveis para o planejamento.

Histórico da Empresa
A Positivo Informática S.A, faz parte do Grupo Positivo, o maior grupo do segmento educacional do Brasil, fundado em 1972 a partir de uma escola e uma gráfica segundo informações obtidas em seu site oficial.
A partir de sua inovadora metodologia de ensino a qual desenvolveu foi ampliada para os demais níveis organizacionais, então em 1979 o Grupo passou a vender livros e serviços para as demais escolas do Brasil. (http://www.mzweb.com.br/Positivo/web/conteudo.Acesso em: Dez.2011).
Em 1989 foi criada de fato a Positivo Informática S.A, com o objetivo de fabricar, criar e vender computadores. Em 1990 a empresa cogitou a possibilidade de fornecer computadores e soluções no ramo de informática para instituições públicas através de licitações segundo, http://www.mzweb.com.br/Positivo/web/conteudo.Acesso em: Dez.2011.
Em 1994 a Positivo Informática criou segmento de tecnologia educacional começando então os primeiros softwares educacionais comercializados para o varejo e escolas. Em 2000, lançou o Portal Educacional site dirigido as escolas privadas, e no ano seguinte o Portal Aprende Brasil desenvolvido para atender as necessidades das secretarias de educação e escola pública. No ano de 2004 a companhia entrou no mercado varejo obtendo contrato com grandes varejistas do Brasil e em nove meses tornou-se a maior fabricante de computadores do Brasil. (http://www.mzweb.com.br/Positivo/web/conteudo.Aesmo cesso em: Dez.2011).
Em 2005 iniciou as vendas no mercado de hardware corporativo e em 2006 recebeu o importante premio de Melhor empresa do setor de tecnologia e computação pela revista Exame e no mesmo ano marcou um histórico de um milhão de computadores produzidos a partir desse mesmo ano abriu seu capital na bolsa de valores. Segundo sua história temos em 2007 suas ações que passaram a ser considerada uma das 100 ações mais negociadas da BM&FBovespa, em 2008 surgiu um novo canal de vendas para as pequenas e médias empresas, também nesse ano inaugurou a verticalização da produção, já em 2009 iniciou a fabricação própria de placas-mães e em dezembro adquiriu a marca Kennex de computadores, em 2010 passou por uma grande crise, optando por redução do quadro funcional da empresa e até surgindo boatos de sua compra pela concorrente Lenovo, mas não
entraram em acordo. (http://www.mzweb.com.br/Positivo/web/conteudo.Acesso em: Dez.2011).Utilizando de boas estratégias conseguiu se recuperar e voltar ao mercado com boa atuação.

Atuação da empresa
Segundo informações em seu site (http://www.positivo.com.br), a Positivo Informática S. A é a líder na fabricação e vendas de computadores do Brasil, conforme seus números:
[...] Respondendo em 2010, por 14,4% do número total de computadores vendidos no mercado brasileiro, correspondendo uma participação de 19,5% no mercado oficial, de acordo com o índice de desenvolvimento e crescimento. No mesmo período, obtivemos uma participação de 24,9% do mercado de varejo. (http://www.mzweb.com.br/Positivo/web/conteudo.Acesso em: Dez.2011).
Sua consagração no mercado do varejo coloca a empresa em destaque, a fim de atender a demanda de computadores voltados para as classes B e C, sendo um grande potencial consumidor devido as facilidades e preços agradáveis que seus produtos possuem.
A empresa possuem mais de 900 pontos de vendas no varejo cerca de 8.118 escolas públicas ocupam, as soluções educacionais oferecida pela positivo e cerca de 2.325 instituições de ensino privado possuem tais equipamentos conforme seus registros disponível em seu site oficial.
A mesma também atua em três segmentos, o segmento de Hardware onde fabrica desktops, notebooks e servidores, no segmento de Tecnologia educacional no âmbito educação com produtos inovadores e no segmento de Softwares educacionais com uma variedade de materiais.
Nossa análise será baseada no segmento de Hardware voltada ao mercado se licitações públicas, ou seja atendimento ao governo.

Setor Estudado
No mercado voltado para as licitações públicas, os desktops, notebooks, servidores e soluções de conectividade oferecida, para, de acordo com o contrato se cumprido é rigorosamente efetuado e fabricado os produtos conforme especificações dos editais de órgãos e empresas publicas atendendo o que cada instituição precisa.
A Positivo Informática S.A direciona esforço para manter sua trajetória de crescimento voltados a vendas para clientes do governo brasileiro que apresenta em torno de 53,8 % do total de sua receita conforme o site. (http://www.mzweb.com.br/Positivo. Acesso em:
Dez.2011). Nesse mesmo ano foi assinado em novo contrato, uma licitação ganha, onde a positivo irá fabricar um computador por aluno, o chamado PROUCA, também informações que o site oficial nos apresenta e indica que o setor de projetos especiais será o responsável para fazer a gestão de atendimento onde o volume estimado é de 80 mil unidades para escolas publicas cadastradas com instalação em 2012.
Existe certo risco que a companhia tem que correr para conseguir um lucro significativo.
A matéria-prima e ou componentes utilizados pela Positivo Informática, são importados ou tem seus preços diretamente atrelados ao dolas. Uma oscilação brusca e inesperado em seus preços poderá ter um efeito poderoso relevante para a Positivo. (http://www.positivo.com.br. Acesso em: Dez.2011).
Dessa forma contratos fechados com instituições governamentais poderão ser atingidos com a variação significativa nos preços das matérias prima, o que pode fazer diferença na hora da escolha da empresa para desenvolver e atender a licitação.
[...] Não é possível assegurar que as atuais configurações tributárias federais e estaduais permanecerão inalteradas sendo que eventuais permanecerão inalteradas sendo que eventuais mudanças nestas configurações poderão gerar efeito adverso relevante para a companhia. (http://www.mzweb.com.br/Positivo/web/conteudo.Acesso em: Dez.2011).
Assim concorrentes podem enfrentar a competição para a atuação na licitação. A companhia enfrenta grandes competições desde pequenas empresas até as grandes multinacionais, assim o mercado da companhia poderá ser reduzida, caso esta não consiga se manter competitiva.
Os prazos de recebimento de governo são superiores aos praticados nos mercados do varejo e corporativo, portanto um crescimento neste segmento aumentaria a exposição da empresa e uma necessidade maior de capital de giro.

Estratégia Utilizadas
A Positivo tem sua estratégia como ponto chave da organização sendo suas principais estratégias:
1. Capitalizar a posição de liderança para aproveitar o potencial de crescimento do varejo.
2. Aumentar sua participação no setor corporativo.
3. Consolidar sua posição de vanguarda no lançamento de produtos adaptados ao mercado brasileiro.
4. Aproveitar oportunidades adicionais de crescimento do seu negócio.
5. Focar em eficiência operacional e controle de custos.
6. Manter sua sólida posição financeira.
Os objetivos da empresa é buscar continuando com fornecimento de produtos com preço acessíveis e alta qualidade, fortalecendo relacionamentos e aumentando a participação no mercado, além de continuar investindo em pesquisas e desenvolvimentos.
A Positivo Informática manterá sua flexibilidade financeira para viabilizar as oportunidades de crescimento atraentes que surgirem e reduzir sua susceptibilidade às eventuais oscilações no mercado.(http://www.mzweb.com.br/Positivo/web/conteudo.Acesso em: Dez.2011).
Por fim suas estratégias são objetos de atenção para todos os departamentos, para então ser alcançada com ajuda dos seus próprios funcionários.
Estratégia preponderante
A Positivo Informática S. A. passou por crise no final do ano de 2010 início de 2011 assim teve que tomar atitudes para contornar essa situação que aconteceu em seu mercado, segundo o site da Positivo informática. (www.positivo.com.br. Acessado, Dez.2011).
A mesma acabou utilizando a estratégia de retração para conseguir assumir novamente a posição que tinhas, onde a retração consiste segundo Oliveira (2004) a estratégia de reduzir todos os gestos possíveis da Organização como a redução de folha de pagamento, de nível de estoque, de aquisição, de produtos e locação de seus equipamentos. Para Wright (2000) a estratégia de redução de despesas é usada quando a sobrevivência de uma organização está ameaçada, e ela não esta atuando de uma forma e produzir a efeito esperado mediante a este ocorrido houve demissões na empresa aonde percorreu por toda mídia. A mesma após o ocorrido tomou as medidas cabíveis que segue abaixo.
A seguir apresentamos, de forma consolidada, os quatro principais grupos em que a companhia está centralizando os esforços para captura de eficiência, com o prazo estimado de implementação:
1) Otimização do capital de giro: visa ao alcance de níveis adequados de inventários, evitando-se excedentes em estoque além do necessário à condução estratégica das atividades da companhia. É acompanhado por meio do montante registrado na conta de estoques da companhia; 2) Redução de custos e despesas fixas: racionalização da estrutura fixa nas áreas administrativa, operacional e comercial. Acompanhado por meio da evolução de folha de
pagamento e demais despesas gerais (aluguéis, serviços de terceiros, contingências, viagens, entre outros); 3) Redução do custo de transformação: melhoria da eficiência do custo de mão de obra. Acompanhado por meio da folha de pagamento dos colaboradores alocados diretamente nas operações em relação ao volume de produção; 4) Revisão da estrutura de pós-vendas: racionalização da rede de empresas credenciadas, melhora da eficiência da logística de peças para reparos, entre outros. Monitorado principalmente pela evolução das despesas com reparos, fretes de peças para reposição, recompra de equipamentos e litígios com clientes no mercado de varejo. .(http://www.mzweb.com.br/Positivo/web/conteudo.Acesso em: Dez.2011).
Com essas novas estratégias utilizadas a Positivo Informática conseguiu superar a crise e atua arduamente para manter a estratégia reestruturada para o crescimento industrial no setor de tecnologia educacional.
A implantação de várias medidas focadas na melhoria de sua eficiência operacional e administrativa. Com o objetivo de estabilização um forte ciclo de expansão onde busca estrategicamente priorizar seu crescimento.
Escola preponderante de Minszberg.
Nos anos 70 surgiram vários artigos sobre planejamento estratégico, esses acontecimentos fizeram crer que era preciso algo progressivo e autentico para qual a gerencia deveria se dedicar.
As estratégias deveriam ser aplicada e planejada por um departamento especializado de planejadores, assim aumentou muito em termos quantitativos e muito pouco em termos qualitativos.
Para muitos atores o planejamento era uma religião que deveria ser anunciada, mas em contra partida era pouco estudado na prática.
Ansoff e Steiner criaram um modelo que até hoje serve de base para a formulação da estratégia da empresa. Com um modo mais dinâmico em função do seu crescimento complexo. Nos anos 70 o planejamento atingiu seu auge surgindo criticas e revisionismo na sua metodologia. Mais recente Hamel e Prahalad adotaram conceitos de competências essenciais, onde a mesma influencia os pensamentos estratégicos e a ação de planejar em função de uma visão de futuro para os negócios.
Atualmente a diferença é que o planejamento estratégico passa a tornar-se continuo e ininterrupto, flexível e adaptável, deixa de ser monopólio da alta direção para alcançar todos os colaboradores da empresa.
A Positivo Informática usa da escola do planejamento estratégico de Minszberg (2010) para organizar, identificar e definir sua estratégia, segundo Serra et al (2004. Pág. 30) o
planejamento estratégico é um processo que antecipa a visão futura da organização, de uma forma onde as ações sejam executadas e simuladas, para atingir o objetivo da empresa. Com um processo visando às ações e recursos necessários para melhor desempenhar o objetivo geral da empresa, desta forma possibilita estabelecer um norte para a organização, porém não existe uma metodologia universal para o planejamento estratégico, pois a empresa difere-se em tamanho, métodos gerenciais, filosofia, formas operacionais e a forma de organização de seu ambiente. A estratégia precisa ser planejada, executada e controlada, desta forma precisa-se de um planejamento dentro da organização.
Após o declínio de seus lucros, agravando seus orçamentos com a crise que ocorreu na empresa a Positivo Informática passou a agir antes dos possíveis acontecimentos, antecedeu suas ações, diferente de suas atitudes tomadas anteriormente.
A elaboração do planejamento estratégico não pode simplesmente se feita com um simples planejar, precisa-se de uma estratégia para ajustar-se a as modificações do meio ambiente. É muito usada a análise SWOT para planejar, pois, através dela podem-se identificar as forças, fraquezas oportunidades e ameaças que são a tradução do termo em inglês.
Existem muitos modelos de planejamento estratégico, mas a ideia básica é o modelo SWOT dividida em claras etapas. Ela é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário sendo usado como base para gestão da empresa Positivo.
A escola de planejamento de Minszberg (2010) desenvolveu muitos procedimentos para as metas das empresas sempre justificadas em forma de valores. Em elemento básico e importante do planejamento do ambiente externo é um conjunto de condições que podem ser feitas do futuro, e é necessário saber controlar o ambiente, para ter capacidade de prever e planejar.A Avaliação da estratégia varia desde os cálculos de retorno até a avaliação da estratégia e quase toda a sua base é orientada para a análise financeira. Todo o conjunto objetivo orçamento, estratégia e programas são reunidos nos planos operacionais. É necessário programar toda a etapa do processo e um cronograma para ser seguido.
Assim a análise pode seguir ou desenvolver uma síntese e não a como substituir, o planejamento não oferece novas estratégias, ele não pode ser desenvolvido sem ter uma estratégia previamente elaborada, dessa forma Positivo Informática aprendeu a ser alerta quanto aos acontecimentos do mercado para antecipar sua ação.
Ênfase em valor ou recursos.
A Positivo Informática mantém seu foco voltado ao Recurso Humano, talentos dentro da organização, segundo entrevista efetuada pela Universidade Positivo ao Presidente da empresa Positivo Informática senhor Helio Hotenberg, com a questão “Quando o Sr. menciona investimentos em pesquisa e desenvolvimento, o investimento é maior em máquinas ou em capacitação de pessoal?” o qual responde de forma sentada e assertiva:
Não há uma coisa sem a outra. Não é um investimento muito elevado em máquinas, pois esse não é um fator preponderante em informática. Não fazemos a pesquisa básica, ou seja, não somos projetistas de processador, somos projetistas de computador. Nossas pesquisas são a partir de módulos prontos ou em transformações de módulos prontos, sempre voltados para a capacitação das pessoas. Esse é o grande esforço. Como fazemos isso? Viajando e olhando o que acontece no mundo, participando de todas as feiras, tentando entender o que está acontecendo no mundo nesta área: no mundo dos discos, dos processadores, dos monitores para tentar, dessa maneira, lançar produtos. (http://www.up.com.br/up/conteudo/810/entrevista-helio-rotenberg.aspx. Acesso em Dez.2011).
Dessa forma, vemos que administrar as atividades humanas por situações em que é permitido o funcionário escolher e opinar sobre a maneira de executar as atividades, faz com que, os mesmos sintam-se parte da empresa.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo fundamentada em conceito científico, descritos por autores com influencia em administração estratégica, sendo um estudo de caso específico, envolvendo a empresa Positivo Informática a fim de articular nossa pesquisa de forma pratica, fazendo-se como a principal fonte de análise.
Com a proposta um estudo de caso múltiplo considera-se:
Um passo importante para todos esses procedimentos de replicação é o desenvolvimento de uma rica estrutura teórica. A estrutura precisa expor as condições sob as quais é provável que se encontre um fenômeno em particular (uma replicação literal), assim como as condições em que não é provável que se encontre (uma replicação teórica). A estrutura teórica torna-se mais tarde o instrumento para generalizar a casos novos, novamente semelhantes ao papel desempenhado de projetos de experimentos cruzados. (Yin, 2001, p.69)
Desta forma, a pesquisa bibliográfica tem como objetivo verificar a aplicação do conceito de estratégia e benefícios que ela pode passar para a Positivo Informática o estudo foi realizado através de análises bibliográficas e conceituais para identificar se o estratégia adotada pela empresa pode ser um benefícios que foi escolhido de forma adequada.
Diante dos procedimentos adotados o registro deste aconteceu através de documentos que forma documentados em outras modalidades de registros como material de pesquisa disponibilizado a quem interessar a análise da estrutura da empresa.

ANALISE DE DADOS.
A análise de dados caracteriza-se como um momento culminante da pesquisa visto que possibilitam o acesso as informações colhidas através do estudo de caso da Positivo Informática.
Analisando os dados de forma específica, nos voltamos às questões da estratégia como principal foco da empresa. A primeira questão corresponde à análise das estratégias utilizadas pela empresa onde consiste na adoção de estratégias de retração para se reerguer em tempos de crise onde houve grandes turbulências que teve repercussão internacional, pelo fato de ter a necessidade de fazer demissão em massa de seus funcionários para obter equilíbrio em suas contas.
Apresentando informações substanciais, referenciando dados que descrevem certa ligação com a escola de planejamento de Mintzberg , onde a mesma aprendeu a planejar de forma adequada suas ações e descreve-las de forma correta e não atuar somente após ao acontecimento de fatos irreversíveis.
Em um segundo momento observamos a empresa e seu foco de atuação definido com ênfase em recursos humanos, onde observamos que, administrar as atividades humanas por situações em que é permitido o funcionário escolher e opinar sobre a maneira de executar as atividades, faz com que, os mesmos sintam-se parte da empresa e sua atuação aumente gradativamente.
Dos aspectos referenciados no texto de análise dos dados cabe destacar que de modo geral a Positivo Informática tinha sua estratégia enfraquecida e que após sua crise econômica seus processos e suas atitudes mudaram completamente, fazendo com que a mesma tenha uma estratégia fortalecida e revisada frequentemente, onde já obtém melhores resultados no mercado m que atua.
Mas fica a questão a ser dada continuidade deste trabalho uma necessidade de observação mais concisa em seus processos operacionais.

REFERÊNCIA
MINTZBERG. Henry, Bruce Ahlstrand, Joseph Lampel, Safári de estratégia: Um roteiro pela selva do planejamento estratégico, Porto Alegre, Bookman, 2010.
POSITIVO, Informática. Histórico, Estratégicas e Vantagens Competitivas. Disponível em:http://www.mzweb.com.br/Positivo/web/arquivos/Positivo_Release_3T11_port_VFinal.pdf. Acesso em: Dez.2011.
GOMEL, Márcia. Entrevista realizada pela professora Márcia Gomel, do curso de Administração, ao Presidente da Positivo Informática, Hélio Rotenberg. Dinponível em: http://www.up.com.br/up/conteudo/810/entrevista-helio-rotenberg.aspx. Acesso em: Dez.2011.
CERTO, Samuel C. Administração Estratégica: Planejamento e implantação da estratégia. São Paulo, Makron Books 1993.
OLIVEIRA. Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: Conceitos, metodologias e práticas. 23 ed. São Paulo Atlas. 2004.
WRIGHT, Peter L. Administração estratégica. São Paulo. Atlas, 2000.
THOMPSON Junior, Arthur A. Planejamento estratégico: elaboração, implementação e execução . Arthur A. Thompson Jr., A. J. Strickland III; trad. Francisco Roque Monteiro Leite. São Paulo: Pioneira, 2003.
CHIAVENATO, Idalberto, Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. Idalberto Chiavenato, Arão Sapiro, Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
NOVAIS, Pedro Uma estratégia chamada, Planejamento estratégico, Rio de Janeiro, 7Letras, 2010.
LIMA Junior, Pedro de Novais, Uma estratégia chamada "planejamento estratégico”: deslocamentos espaciais e a atribuição de sentidos na teoria do planejamento urbano. Rio de Janeiro: 7letras, 2010.
YIN, Robert K. Estudos de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

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