domingo, 5 de fevereiro de 2012

Teste ANPAD


O teste ANPAD acontece três vezes ao ano, uma em Fevereiro outra em Junho e outra em Setembro.


Apresentação

A ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração desenvolve um consistente trabalho na promoção do ensino, da pesquisa e na produção de conhecimento dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins no Brasil. Congrega programas de pós-graduação stricto sensu, representando os interesses das instituições filiadas junto à opinião pública e atuando como órgão articulador dos interesses dos programas perante a comunidade científica e os órgãos governamentais responsáveis pela gestão da educação e desenvolvimento científico e tecnológico em nosso país.
Criada em 1976, a partir da iniciativa dos oito programas de pós-graduação então existentes no Brasil, a ANPAD é hoje o principal órgão de interação entre programas associados, grupos de pesquisa da área e a comunidade internacional. Aliado a sua sólida atuação, o crescimento considerável de cursos de pós-graduação ofertados fez com que a Associação comemorasse seus 30 anos de atividades reunindo mais de 60 programas associados em uma comunidade acadêmica internacionalmente reconhecida.
No intuito de contribuir para o exercício da democracia e cidadania, a ANPAD acolhe distintas posições teóricas dentro do campo científico das ciências administrativas, contábeis e afins, figurando como importante espaço de diálogo e debates acadêmicos e de vivência social.

Divisões Acadêmicas e Temas de Interesse

Para incitar as mais diversas discussões acerca dos temas pertinentes ao campo das ciências administrativas, contábeis e afins, a ANPAD delimitou Divisões Acadêmicas que reúnem variados Temas de Interesse Científico. Estas áreas correspondem amplamente às distintas esferas de que é constituída a administração tanto pública, como privada e de organizações do terceiro setor.
As Divisões acompanham o dinamismo que é inerente às discussões científicas, no intento de estimular as redes de interesses acadêmicos e científicos comuns, compondo-se de um privilegiado fórum de debates entre professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Os associados individuais da ANPAD optam em filiar-se às Divisões Acadêmicas de seu interesse, enquanto que os programas associados estão ligados a todas indistintamente.

O Teste ANPAD

O Teste ANPAD, criado em 1987 pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, é um exame nacional que avalia conhecimentos em língua portuguesa, língua estrangeira (inglês) e raciocínios lógico, quantitativo e analítico.
Esse exame tem sido utilizado por diversas instituições como parte dos processos de seleção de cursos de pós-graduação stricto sensu e de cursos profissionalizantes de Administração, Ciências Contábeis e áreas afins, além de requisito básico em processos seletivos de diversas organizações.

Provas

Compõe-se de 5 (cinco) provas, cada qual com 20 questões:

Inglês
Português
Raciocínio Analítico
Raciocínio Lógico
Raciocínio Quantitativo

Instituições usuárias

Dentre as instituições usuárias, destaca-se o atual número de 133 cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins que utilizam o Teste ANPAD como parte de seus respectivos processos seletivos. Os cursos estão localizados em 16 estados - Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo - e no Distrito Federal.

Inscrição

A inscrição para o Teste ANPAD é realizada somente através do site http://www.anpad.org.br/teste.php. A taxa de inscrição deve ser paga por meio de boleto bancário, impresso após preenchimento on-line do formulário de inscrição.
O processo de inscrição nas diversas instituições usuárias do Teste é independente do processo de inscrição no Teste ANPAD. Informações específicas sobre o processo de seleção das instituições usuárias do Teste devem ser obtidas junto às secretarias ou departamentos responsáveis de cada um dos cursos ou organizações de interesse.

Modalidades do Teste ANPAD

O Teste ANPAD é realizado em duas modalidades - impressa ou on-line -, ambas com igual conteúdo e sequência de questões. Independentemente da modalidade, os inscritos dispõem de iguais condições de tempo para a realização das provas. A escolha da modalidade é feita no momento da inscrição e fica condicionada ao local de aplicação escolhido para realização do Teste.

Edições e Período de validade

O Teste ANPAD é realizado em três edições anuais, geralmente nos meses de fevereiro, junho e setembro. Cada interessado pode submeter-se ao Teste ANPAD quantas vezes desejar, desde que efetue o pagamento da taxa de inscrição correspondente a cada edição.
O resultado obtido no Teste ANPAD tem validade de, no máximo, dois anos (período correspondente às seis últimas edições). Porém, cada instituição usuária pode definir as edições que deseja utilizar. Nos casos em que (i) uma instituição usuária valide mais de uma edição para seu processo seletivo e (ii) um inscrito possua mais de um resultado válido, a apuração considera apenas aquela edição em que o inscrito obteve maior resultado geral.

Certificado

Os inscritos que realizam o Teste ANPAD recebem, via de regra, um certificado relativo ao seu desempenho nas provas. Os resultados obtidos pelos inscritos são também automaticamente disponibilizados às instituições usuárias selecionadas no ato da inscrição ou a qualquer momento no sítio eletrônico do Teste ANPAD, na seção Meus locais de envio.


Para mais informações acesse:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal comentem, aguardo suas criticas e opiniões.