domingo, 5 de fevereiro de 2012

PROVA DE ANALÍTICO JUNHO 2011

PARA AJUDAR...


1. Não é de hoje que o banco norte-americano Goldman Sachs destaca a força das economias emergentes. Desde 2001, quando o economista chefe daquela instituição financeira, Jim O’Neill, cunhou o termo BRIC – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China –, os olhos do mundo têm se voltado com mais atenção para esses quatro países. Após a crise dos subprimes de 2008, a coisa ficou ainda mais evidente. Segundo o banco, o BRIC, nos próximos dez anos, terá um PIB combinado de US$ 37 trilhões e, até 2050, terá todos os seus países no ranking das cinco maiores economias do mundo, dividindo espaço apenas com os Estados Unidos.
Assinale a alternativa que contém uma afirmação plausível a partir do texto acima.
A) O economista citado não levou em consideração uma eventual longevidade da crise, o que poderia retirar os EUA de sua posição entre os cinco maiores PIBs.
B) Em 2009, o termo BRIC foi substituído por BRICS, que inclui a África do Sul entre os países emergentes de maior destaque na economia mundial.
C) Até 2050, alguns países terão, em termos de tamanho do PIB, sua importância econômica diminuída em relação àquela por eles tida na atualidade.
D) Mesmo que o BRIC enquanto grupo não logre ascender às posições de maiores economias, a China o fará, independentemente de qualquer acontecimento.
E) Até 2050, certamente outros países merecerão destaque, como também pode acontecer de algum BRIC, ou todos, perder importância econômica.


2. Dados oriundos de pesquisa independente mostram que o pico de consumo individual ocorre entre os 55 e 64 anos. Após essa faixa etária, os gastos caem 17%.
A partir da estrita leitura do fragmento acima, assinale a alternativa que contém uma afirmação plausível.
A) Entre os 55 e os 64 anos, as pessoas estão propensas a consumir.
B) Antes dos 55 anos, as pessoas estão menos propensas a consumir.
C) Após os 64 anos, a saúde debilitada restringe a propensão ao consumo.
D) Entre os 55 e os 64 anos, as pessoas dispõem de renda bastante elevada.
E) Entre os 55 e os 64 anos, a maturidade implica racionalidade no consumo.


3. Se o potencial anunciado para o pré-sal se confirmar, estarão configuradas as condições para a consolidação da Petrobras como um dos grandes players no setor energético mundial. Atualmente, no Brasil do pré-sal, a matriz energética brasileira vem contemplando cada vez mais combustíveis derivados de biomassa.
Qual das seguintes alternativas mais se aproxima do método utilizado pelo autor no texto acima?
A) Se o homem mais procurado do planeta, Osama Bin Laden, tivesse sido capturado e encarcerado, então não seria necessário o aparato bélico estrangeiro no Afeganistão e os EUA não teriam gastos militares tão elevados.
B) Se a oposição ganhar as eleições majoritárias, os nomes para o primeiro escalão do governo serão outros. A política macroeconômica brasileira deve ser inexoravelmente conduzida com mãos de ferro pelo Banco Central.
C) Se o Programa REUNI for bem-sucedido em seus objetivos, então as universidades federais brasileiras vão se expandir muito em número de vagas e em variedade de cursos. Consequentemente, o acesso ao ensino superior será ampliado.
D) Se a caça às baleias, de qualquer espécie e/ou tamanho, nos oceanos do planeta não for completamente impedida, em 30 anos muitas das espécies atualmente existentes, e já não são muitas, vão ser inexoravelmente extintas.
E) Se o sucesso da retomada pelo Estado dos territórios dominados pelo tráfico e pelo banditismo no Rio de Janeiro se confirmar, então estaremos vivendo um momento histórico, praticamente uma reinvenção do “jeitinho” brasileiro.



4. Entramos no século XXI querendo ficar mais magros, mas a intenção desandou. Inúmeras pesquisas mostram que, se as taxas de obesidade não diminuírem, em uma década teremos cerca de 30% da população com sobrepeso, índice semelhante ao dos EUA, o país mais afetado por essa epidemia. Para piorar, ficamos 24% mais sedentários, o que, segundo pesquisadores do laboratório de obesidade da Escola Paulista de Medicina, pode diminuir a vida de um indivíduo em até oito anos.
No texto acima, admite-se:
A) O grupo referenciado na primeira linha do texto é formado por habitantes do Brasil, como se pode constatar pela autoria da pesquisa, ligada à Escola Paulista de Medicina.
B) O autor do texto acredita que a prática do sedentarismo, por parte do grupo referenciado na primeira linha do texto, influencia no aumento significativo dos casos de obesidade.
C) Os 76% que pertencem ao grupo referenciado na primeira linha do texto e que não são sedentários certamente apresentarão taxas de sobrepeso inferiores aos 30% dos demais.
D) Se, entre os integrantes do grupo referenciado na primeira linha do texto, as taxas de sedentarismo continuarem aumentando, subirão também os índices de obesidade e mortalidade.
E) O grupo referenciado na primeira linha do texto pode ser formado pela totalidade das pessoas existentes no planeta, excetuando-se os habitantes dos EUA.


5. Na última década, ocorreu um aumento constante de 30% ao ano no número de empresas que adotam os chamados “selos verdes”. Na mesma proporção, têm crescido as críticas àqueles que utilizam os referidos selos, mas adotam verdadeiramente uma filosofia e um conjunto de práticas sustentáveis, como é o caso de muitos dos chamados restaurantes “orgânicos” que alegam preparar seus pratos apenas com alimentos orgânicos. Na realidade, o que caracteriza os alimentos orgânicos dentro da política dos selos verdes não é somente a ausência de adubos químicos e pesticidas em seu cultivo; é preciso também incluir o quesito sustentabilidade, que implica o uso radical da água e a preocupação com a saúde de quem cultiva os alimentos.
O que se conclui a partir do texto acima?
A) Alimentos orgânicos são saudáveis para os seres humanos.
B) Restaurantes orgânicos não são empreendimentos sustentáveis.
C) O consumo de orgânicos pelas pessoas é tão somente um modismo.
D) Em se tratando dos selos verdes, há quem não cumpra o que promete.
E) Em termos de qualidade, os selos verdes não atestam absolutamente nada.



6. Antigamente era só o “seu” analista; tudo se resumia a você, ele e um divã. Eram comuns também as aulas de reforço de matemática e inglês. Chamávamos de “particular” o que hoje é conhecido como personal. Durante a última década, paulatinamente se popularizaram o personal trainer, o personal shopper, o personal stylist e até os melhores amigos do homem foram contemplados com os personal walkers (mas você também pode chamá-los de passeadores de cachorro mesmo). Hoje, é possível começar o dia com um professor de ioga ensinando ássana só para você na sua sala, vestir-se para trabalhar com roupas que alguém comprou e definiu como “seu” estilo e terminar com uma (ou um) – pasme! – personal sex trainer.
No texto acima, admite-se que
A) as pessoas hoje são muito solitárias e a figura do personal pode assumir significados como amigo, familiar, colega etc.
B) algumas profissões são muito antigas e apenas mudaram de nome por puro modismo, como é o caso do personal sex trainer.
C) o autor apoiou seus argumentos com exemplos, mas quis dizer mesmo é que o termo personal se aplica a todo e qualquer tipo de serviço.
D) os adeptos da modalidade personal demandam atenção exclusiva dos profissionais durante a prestação dos serviços.
E) faltaram, no texto, exemplos cruciais desse tipo de modalidade de prestação de serviços, como o personal finance manager.


7. Ano após ano da última década, a taxa de divórcios em relação ao número de casamentos bateu recordes atrás de recordes no Brasil. O único ano em que isso não aconteceu foi 2004, quando houve estabilização da taxa.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação admissível a partir do texto acima.
A) Uma campanha a favor da indissolibilidade do casamento pode ter ajudado a diminuir a referida taxa de divórcios em 2004.
B) O número de divórcios e casamentos pode ter declinado em 2004, ocasionando a estabilização da taxa em relação aos casamentos.
C) Em 2004, pode ter ocorrido um aumento do número de casamentos e divórcios na mesma proporção, o que causou a estabilização da taxa.
D) Uma mudança significativa na legislação sobre divórcios no ano anterior pode ter provocado a estabilização da taxa em 2004.
E) Um aumento drástico nos honorários advocatícios para divórcios pode ter provocado uma diminuição no número de divórcios em 2004.


8. Às vezes, uma crença consolidada em anos de experiência e observação cai por terra quando se examinam os fatos com atenção.
Qual das seguintes alternativas, se verdadeira, mais fortaleceria o que se afirma no fragmento acima?
A) Na cultura brasileira, acredita-se que as pessoas que têm ascendência no Oriente Médio são bons negociantes. A verdade é que os comércios dessas pessoas são todos superavitários.
B) Santo Antônio é o santo casamenteiro. Muitas moças do interior acreditam que colocar a imagem do santo “de castigo”, isto é, de cabeça para baixo, aumenta suas chances de “arranjar” um noivo.
C) Pescadores acreditam que, em noites enluaradas e quentes, as chances de pegar muitos peixes são maiores. Cientistas confirmaram que os peixes são mais propensos à captura nessas condições.
D) Um ditado popular reza que “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”. Pesquisas mostraram que há pontos no hemisfério sul que são atingidos por milhares de raios em um ano.
E) Acreditava-se que povos primitivos são mais propensos a explicar os fenômenos da natureza por meio de desígnios sobrenaturais. A ciência provou que essas explicações não têm fundamento.


9. Ao que parece, as pessoas estão vivendo mais e trabalhando por mais tempo. A previdência social informou que um segurado do INSS que se aposentava aos 60 anos de idade tinha uma sobrevida estimada de 21,3 anos em 2009, contra 21,2 anos em 2008 e 21,1 anos em 2007. Pela nova tábua de longevidade, considerando-se a mesma idade e tempo de contribuição, um segurado com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição que pedir a aposentadoria a partir de agora terá que contribuir por mais 41 dias corridos para manter o mesmo valor de benefício.
Qual das seguintes alternativas, se verdadeira, mais enfraqueceria a conclusão do texto acima?
A) O sociólogo italiano Domenico de Masi cunhou a expressão “ócio criativo”, segundo a qual uma condição ideal para a produtividade combina os fatores trabalho, estudo e lazer.
B) Indubitavelmente, as pessoas estão trabalhando mais, principalmente por causa do baixo valor das aposentadorias. Há quem diga que, mantendo os idosos ocupados, eles viverão mais.
C) Culturas diferentes tratam seus idosos de maneira diferente. No oriente, de modo geral, os anciãos, venerados e valorizados pela sua experiência, participam das decisões de seu grupo social.
D) Pessoas que possuem negócio próprio trabalham mais e com mais afinco, mas dificilmente se aposentam. Preferem trabalhar até o fim da vida no negócio que criaram e fizeram crescer.
E) A profecia contida no desenho animado Os Jetsons já começa a se cumprir: em alguns casos, o período laboral das pessoas dura apenas alguns anos e com mínimo esforço físico e intelectual.


10. Steve Jobs declarou à imprensa que cresceu sendo fã de programas de televisão como Os Jetsons e Jornada nas Estrelas. Segundo ele, o que mais o atraía eram as comunicações interpessoais com vídeo. Pois bem, ele mesmo se encarregou de tornar isso uma realidade: no iPhone 4 da Apple, a tecnologia de teleconferências foi batizada de FaceTime. Mais do que a realização de um sonho pessoal que, provavelmente, é compartilhado por muita gente planeta afora, trata-se de uma jogada comercial de mestre, pois as ligações com imagens somente podem ser realizadas entre dois iPhones 4, ou seja, as vendas estão programadas para contemplar pelo menos dois aparelhos por transação, sob pena de o cliente não poder usufruir da nova tecnologia.
Assinale a alternativa que, pelo texto acima, contém uma afirmativa plausível sobre Steve Jobs.
A) Grande gênio.
B) Bom comerciante.
C) Industrial visionário.
D) Milionário excêntrico.
E) Engenheiro bem-sucedido.


11. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) era composta por 15.000 homens que combateram na Itália no fim da Segunda Guerra Mundial. Cerca de 500 soldados morreram na linha de frente. A versão oficial dessa epopeia foi contada no jornal O Cruzeiro do Sul. Constituído por quatro páginas por edição, o jornal circulou entre os brasileiros na Itália durante cinco meses, duas vezes por semana. Era produzido pelos próprios militares e impresso em uma gráfica de Florença, com tiragem de 5.000 exemplares. O jornal não tinha outra ambição que não a de manter a soldadesca informada sobre o cotidiano no Brasil (principalmente no que dizia respeito ao futebol) e sobre o que a oficialidade julgava conveniente que eles soubessem sobre a guerra.
No texto acima, admite-se que
A) a expedição da FEB foi bem-sucedida militarmente.
B) os soldados, pelo menos em parte, eram alfabetizados.
C) o objetivo do jornal era controlar tudo o que os soldados liam.
D) os editores do jornal, convenientemente, forjavam informações.
E) havia analfabetos, por haver jornais em menor número do que o de soldados.


12. Leia o texto a seguir:
“Com a surpreendente expansão da microcomputação, os usuários passaram a ter acesso aos dados antes existentes somente nos computadores de grande porte, ou seja, antes centralizados em uma única unidade. As pessoas que trabalhavam nos chamados CPDs (Centro de Processamento de Dados) eram privilegiadas, porque eram as únicas a ter acesso a qualquer informação de todos os setores da
organização. Foram quase 40 anos convivendo com os “donos da informação”, mas o quadro mudou radicalmente em menos de cinco anos”.
Leia as seguintes assertivas:
I. A posse de informações, particularmente quando oriundas de toda a organização, traz vantagens e/ou posição distinta a quem as detém.
II. Com os microcomputadores, todas as pessoas na organização têm acesso às mesmas informações que antes eram privilégios do pessoal dos CPDs.
III. O advento dos microcomputadores subverteu a lógica do poder nas organizações.
IV. Em cinco anos, ocorreu uma democratização no que diz respeito à distribuição de informações entre o público em geral.
No texto acima, admite(m)-se
A) apenas a assertiva I.
B) apenas as assertivas I e II.
C) apenas as assertivas III e IV.
D) apenas as assertivas I, II e III.
E) as assertivas I, II, III e IV.


13. O Ministério do Turismo prevê que, durante a Copa de 2014, haverá movimentação interna de 3 milhões de brasileiros e 600 mil estrangeiros para assistir aos jogos. Essa movimentação deverá estimular a geração e a multiplicação de riquezas, aumentar o faturamento de um sem-número de empresas e estimular o desenvolvimento e a qualificação da mão de obra. O certame deverá injetar diretamente na economia R$ 113 bilhões entre 2010 e 2014, gerando entre 3 e 4 milhões de empregos por ano e R$ 63 bilhões de renda adicional para a população.
O que se pode concluir a partir do texto acima?
A) Se juntarmos os números da Copa com os das Olimpíadas de 2016, teremos uma movimentação de recursos espetacular.
B) A principal previsão é a da criação de empregos, pois é a que atinge diretamente a população a ser beneficiada.
C) Entre 2010 e 2014, as expectativas dos investidores possibilitarão um volume inédito de recursos para viabilizar a Copa do Mundo.
D) Com a realização da Copa, as perspectivas são boas para a economia brasileira no período entre 2010 e 2014.
E) Os investimentos deverão ocorrer principalmente nas cidades-sede, onde os números citados deverão ser ainda mais expressivos.


14. Evidências demográficas mostram um acelerado processo de envelhecimento da população brasileira. Para as empresas, isso serve de alerta para a identificação e análise de novas demandas a serem atendidas durante os próximos 20 anos, quando os idosos serão 26% da população. A conclusão natural é que há oportunidades muito boas subjacentes à mudança no que se faz em termos de serviços e atendimento aos idosos.
A partir do texto acima, pode-se afirmar, EXCETO:
A) O envelhecimento da população significa que, percentualmente, os idosos constituirão um grupo maior que o atual entre os brasileiros.
B) Supondo-se que a população total brasileira não diminua no futuro, os idosos serão um grupo maior do que hoje, em números absolutos.
C) Se a população do Brasil for de 220 milhões em 2030, haverá um número de aproximadamente 57 milhões de pessoas com mais de 70 anos.
D) Com o crescimento da população idosa, pode ser vantajoso para as empresas prestar atenção a esse público específico.
E) Mudança no que se faz em termos de serviços e atendimento pressupõe melhores ofertas futuras aos idosos do que hoje em dia.


15. Na sala de espera do dentista, em lugar da ansiedade ou do medo, tranquilidade. Não é preciso mais ter pesadelos com o temido motorzinho utilizado para tratar da saúde bucal, principalmente depois que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) aprovou, em 2008, os Procedimentos Integrativos no Tratamento Odontológico. Hoje, é possível encontrar de tudo para ajudar no trabalho dos dentistas: acupuntura, massagem, homeopatia, hipnose e sedação, entre tantas outras terapêuticas.
Assinale a alternativa que apresenta uma conclusão plausível a partir do texto acima.
A) Os dentistas enfrentaram, ou presenciaram, muitos problemas relacionados ao tratamento odontológico, a ponto de se ocuparem com a aplicação de terapias adicionais.
B) O número de pessoas que adiavam ou cancelavam os tratamentos odontológicos por medo acabou ameaçando a saúde pública, obrigando o CFO a tomas providências.
C) Se o CFO aprovou a práticas terapêuticas indicadas no texto, é porque elas foram testadas e igualmente bem-sucedidas para ajudar os pacientes a ficarem tranquilos no consultório do dentista.
D) Acupuntura, massagem e homeopatia são realmente técnicas tranquilizantes, já a hipnose e a sedação vão combater o medo por afetar a consciência dos pacientes.
E) O CFO teve uma preocupação e um comportamento legítimo ao se preocupar com o que os pacientes sentem ou pensam a respeito do tratamento odontológico.


16. No final da década de 1990, aconteceram coisas curiosas (ao menos segundo nossa mentalidade de hoje) que subvertiam a lógica da racionalidade econômica. Com rápida expansão da Internet, foram criadas milhares de empresas ao redor do mundo, então chamadas ”ponto com”. Ninguém sabia muito bem como essas empresas podiam dar lucro, pois, naquela época, o e-commerce era mais uma quimera do que uma realidade. A despeito disso, algumas dessas empresas recebiam investimentos bilionários, algumas delas sendo organizações “de garagem” vendidas por verdadeiras fortunas. Investidores disponibilizando seu rico dinheirinho (ou dinheirão) em empresas declaradamente deficitárias? Nunca se ouviu falar disso antes!
Assinale a alternativa que, se verdadeira, resolveria a aparente contradição do texto acima.
A) Na época em que se situa a narrativa, havia sabidamente uma liquidez muito grande no mercado, ou seja, os investidores tinham uma quantidade enorme de dinheiro para aplicar.
B) No final daquela década, analistas mais “antenados” já escreviam artigos chamando a atenção e alertando para o fato de que se aproximava uma catástrofe para as empresas “ponto com”.
C) Em uma espécie de catarse coletiva, investidores, acreditando que “ os outros” já sabiam como e quando as empresas “ponto com” dariam muito lucro, não queriam ficar fora da “festa”.
D) Algumas das empresas referidas no texto fraudavam os seus balanços com o objetivo de parecerem econômica e financeiramente saudáveis, mas os investidores sabiam disso.
E) Às vésperas do ano 2000, algumas comunidades religiosas (ou nem tanto) pregavam o fim do mundo, ou então uma transformação muito grande no mundo que conhecíamos à época.


17. No dia 10 de março de 2000, estourou a “bolha da Internet”. A Nasdaq, a bolsa eletrônica na qual as empresas baseadas na Internet negociavam suas ações, começou a despencar. Caiu 4% no primeiro dia e não parou mais: chegou a perder 75% do valor e, até hoje, mais de dez anos depois, não se recuperou – anda por volta dos 2.300 pontos, menos da metade do patamar do ano 2000 e não há qualquer perspectiva de recuperação.
No texto acima, admite-se:
A) As empresas puramente baseadas na Internet receberam bilhões em investimentos, mas nunca deram lucro de verdade.
B) Do ponto de vista de certos investidores, isto é, daqueles que compram as ações, as empresas baseadas na Internet não valem a pena hoje.
C) O comércio eletrônico, naquela época, era incipiente e, portanto, ninguém sabia como aquelas empresas poderiam um dia dar lucro.
D) Os investidores mais conservadores nem chegaram a aplicar na Nasdaq, pois a derrocada aconteceu muito rápido.
E) Hoje, apesar do susto, várias empresas voltaram a investir na Internet , muitas delas logrando lucro com isso.


18. Já não se fazem mais escolas como antigamente. A constatação nada tem de nostálgica ou pejorativa. O mundo mudou, a sociedade tem outros valores, outras preocupações, e a violência é um fato, uma ameaça que ronda os estudantes. Essa mudança está fazendo com que alguns pais incluam a segurança em primeiro lugar quando têm que escolher uma escola para seus filhos.
Assinale a alternativa que contém uma afirmação plausível a partir do texto acima.
A) Excecutando-se os estabelecimentos públicos, educação é um negócio, e a violência está propiciando bons lucros para quem sabe explorar os atributos de segurança.
B) O comportamento dos estudantes forçosamente mudou. Para tranquilizar os pais, praticamente se eliminou a convivência social fora dos muros da escola.
C) Os dirigentes das escolas tiveram que mudar a maneira de pensar o controle dos alunos, de modo a evitar contatos mais intensos com o “mundo exterior”.
D) O elenco de requisitos para julgar a adequabilidade de estabelecimentos de ensino para os filhos sofreu uma mudança entre os pais.
E) As consequentes alterações nos projetos pedagógicos permitem aos professores preparar melhor os alunos para a violência, que, atualmente, é um fato.


19. Em 1963, a FAO (Food and Agriculture Organization), braço da ONU (Organização das Nações Unidas) para agricultura e alimentação, promoveu uma expedição científica à Etiópia com pesquisadores de diversas partes do mundo. A preocupação central era a preservação do AC, uma variedade do café arábica naturalmente descafeinada que, à época corria risco de extinção. Os integrantes brasileiros da missão trouxeram sementes e mudas e pesquisaram bastante, mas a planta apresentou produtividade inexpressiva em solo nacional em função do clima, o que desestimulou novas investigações. Agora, quase 50 anos depois da expedição pioneira, obteve-se sucesso com o AC, logrando-se resultados que revelam excelente potencial econômico. Finalmente, os brasileiros poderão beber café nacional naturalmente descafeinado.
Assinale a alternativa que por si só NÃO contém uma explicação plausível para os distintos resultados obtidos pelos pesquisadores.
A) Atualmente, a tecnologia de coleta, transporte e conservação de espécimes vivos preserva as características naturais com muito mais sucesso do que era possível na década de 1960.
B) O que poderia ser tomado como baixa produtividade naquela época pode hoje, quando há muito mais pessoas dispostas a pagar caro por especialidades como o AC, ser considerado satisfatório.
C) Quando os primeiros pesquisadores brasileiros trouxeram mudas e sementes da Etiópia, a ciência era muito menos avançada, o que explica a diferença entre os resultados das duas pesquisas.
D) Se a planta ainda existe, é porque foi cultivada durante décadas que separam uma pesquisa da outra; assim, é possível que o AC tenha sofrido mutações genéticas com o passar do tempo.
E) Informações históricas mostram que as primeiras pesquisas foram realizadas em uma universidade nordestina e que a pesquisa recente foi conduzida no mesmo local e sob as mesmas condições.


20. Na Ruritânia, país imaginário da Europa Central, um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Estatísticas mostrou que, de 2008 para 2009, a população carcerária simplesmente dobrou de tamanho: de 99.853 para 200.203 presos. Segundo estimativas de especialistas, esses números certamente continuarão aumentando.
A partir desses dados e desconhecendo-se quaisquer outras informações acerca do país, é possível afirmar, sem incorrer em uma avaliação infundada ou precipitada, que, na Ruritânia,
A) a polícia está prendendo mais pessoas.
B) as leis estão ficando mais severas.
C) o número de presídios aumentou.
D) os militares assumiram o Estado.
E) a violência aumentou.


GABARITO


1-C
2-A
3-B
4-E
5-D
6-D
7-C
8-D
9-E
10-B
11-B
12-A
13-D
14-C
15-A
16-C
17-B
18-D
19-E
20-A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal comentem, aguardo suas criticas e opiniões.