domingo, 5 de fevereiro de 2012

PROVA DE PORTUGUÊS - JUNHO 2011

PARA AJUDAR..

ORIENTAÇÕES GERAIS: Os três textos que compõem esta prova foram elaborados especificamente para o Teste ANPAD, ou seja, são originais e nunca foram apresentados a uma comissão avaliadora ou publicados em algum veículo de divulgação. Para efeitos da presente avaliação, conforme se pode observar nas instruções que seguem, há, para cada um desses três textos, um propósito claro e/ou um contexto específico – ainda que fictício(s) – que deve(m) ser cuidadosamente observado(s) para a resolução das questões.

INSTRUÇÕES: As questões de 1 a 8 dizem respeito ao conteúdo do TEXTO 1, que consiste em uma introdução de artigo acadêmico produzida por uma graduanda do curso de Ciências Contábeis com base em sua pesquisa de iniciação científica.


TEXTO 1

Hoje em dia, há uma crescente preocupação com relação à aposentadoria da população brasileira. No regime financeiro de repartição simples adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as contribuições arrecadadas são necessárias para o pagamento dos benefícios exigíveis no mesmo ano de arrecadação. Já faz alguns anos que se tem observado que esse regime não mais é eficiente para a manutenção da previdência social no país. Diversos fatores acarretaram a atual situação deficitária desse regime, tais como o aumento da expectativa de vida da população, a redução das taxas de natalidade, bem como a má gestão dos recursos arrecadados.
Dessa forma, observa-se que uma parcela significativa da população, na expectativa de manter sua renda na aposentadoria próxima à média salarial de seu período laboral, precisa buscar uma maneira de complementar o benefício máximo concedido pelo INSS, que atualmente é de míseros R$ 3.416,54. As entidades de previdência complementar surgiram como uma alternativa para que os contribuintes possam resguardar uma parcela atual de sua renda, na expectativa de garantir um benefício futuro além do oferecido pela previdência social. Assim, o cidadão pode manter seu famigerado padrão de consumo, além de garantir saúde e lazer de qualidade na tão negligenciada terceira idade.
No Brasil, existem as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), também conhecidas como Fundos de Pensão, que são entidades sem fins lucrativos criadas para o fim exclusivo de administrar planos de benefícios de natureza previdenciária. A criação dessas entidades está condicionada à motivação do patrocinador ou instituidor em oferecer esses planos de benefícios aos seus empregados ou associados. Em uma EFPC, as contribuições podem ser constituídas por uma parcela paga pelo funcionário e outra paga pela empresa patrocinadora, ou pode até mesmo ser de responsabilidade integral da patrocinadora.
Mas quem não tem a possibilidade de participar de um Fundo de Pensão pode recorrer às Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC), que geralmente são administradas por bancos comerciais ou sociedades seguradoras autorizadas a operar planos de previdência privada. As EAPC oferecem diferentes planos de aposentaria às pessoas físicas, sendo que, para alguns planos, existe um incentivo fiscal. Tais planos representam um investimento que irá garantir um benefício futuro e, de certa forma, são mais seguros do que a tentativa de administração própria dos recursos pessoais, principalmente para as pessoas que não possuem conhecimentos específicos de finanças, o que – convenhamos – corresponde à maioria da população.
Os benefícios da previdência complementar parecem ser vários se a gente considerar as propagandas veiculadas pelas empresas que oferecem o serviço. No entanto, ainda são incipientes pesquisas que investiguem os reais benefícios financeiros das diferentes modalidades a longo prazo. Dada essa lacuna na literatura já apontada em ZSylva (2008), este artigo busca analisar a percepção dos envolvidos em um Fundo de Pensão quanto aos potenciais benefícios a serem obtidos quando da aposentadoria. Para tal, este artigo se estrutura em quatro seções, além desta introdução em que é contextualizada a pesquisa em pauta. Na seção 2, é apresentada a revisão da literatura, focada principalmente em textos sobre previdência social e previdência privada. Na seção 3, é descrita a metodologia de coleta e análise dos dados, destacando-se o caráter quali-quantitativo da pesquisa. Na seção 4, os dados são analisados e discutidos. Por fim, na seção 5, tecem-se considerações finais sobre a pesquisa, incluindo-se as suas limitações e as perspectivas para pesquisas futuras.



1. Em termos de coerência e da argumentação do texto, o objetivo explicitado pela autora na introdução do artigo acadêmico
a) não é motivo suficiente para a realização de uma pesquisa científica.
b) não contempla todos os problemas dos Fundos de Pensão apresentados.
c) não consegue delimitar a proposta de trabalho a ser apresentada no artigo.
d) não preenche efetivamente a lacuna na literatura apontada no último parágrafo.
e) não justifica a apresentação das informações de nenhum dos quatro primeiros parágrafos.


2. Assinale a alternativa que apresenta o resumo mais adequado para o texto.
a) Como hoje em dia há uma crescente preocupação com relação à aposentadoria da população brasileira, uma parcela significativa dessa população vem recorrendo à aposentadoria complementar, a qual pode ser implementada a partir de diversas formas, como é o caso do Fundo de Pensão. Dado esse contexto, a introdução aponta que, a partir de uma pesquisa quali-quantitativa, o artigo busca analisar a percepção dos envolvidos quanto aos benefícios a serem trazidos pelo Fundo de Pensão quando eles se aposentarem.
b) Visando manter o nível de renda mesmo depois de finalizar o período laboral, parcela significativa da população brasileira vem recorrendo à aposentadoria complementar, a qual pode ser realizada a partir de diversas modalidades, como aquelas ofertadas por Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Dado esse contexto, a introdução aponta que, a partir de uma pesquisa quali-quantitativa, o artigo busca analisar a percepção dos envolvidos em uma dessas entidades quanto aos potenciais benefícios a serem obtidos quando da aposentadoria.
c) Dado que o regime financeiro de repartição simples adotado pelo INSS não é mais eficiente para a manutenção da previdência social no Brasil, a aposentadoria complementar surge como uma saída viável cada vez mais procurada entre a população brasileira, preocupada com a manutenção do seu padrão de consumo na terceira idade. Nesse contexto, a introdução aponta que o artigo busca analisar, por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, os potenciais benefícios percebidos pelos envolvidos, sobretudo pelos contribuintes, de um Fundo de Pensão.
d) Existem diferentes modalidades de aposentadoria complementar no Brasil, como as Entidades Fechadas de Previdência Complementar e as Entidades Abertas de Previdência Complementar. Nesse contexto, a introdução aponta que, partindo-se do pressuposto de que os benefícios da previdência complementar podem ser diversos, o artigo busca analisar, com base em uma pesquisa quali-quantitativa, a percepção dos envolvidos em um Fundo de Pensão quanto aos potenciais benefícios a serem contemplados quando se aposentarem.
e) Os benefícios da previdência complementar parecem ser vários, como defendem as diversas empresas que oferecem o serviço no país, dentre as quais estão as Entidades Abertas de Previdência Complementar. A introdução aponta que, com foco nessas entidades, também denominadas EAPC, o artigo, baseado em uma pesquisa quali-quantitativa, busca analisar a percepção dos envolvidos em um Fundo de Pensão quanto aos potenciais benefícios a serem contemplados quando de sua aposentadoria.



3. Considerando a possibilidade de se dar um título para a introdução do artigo acadêmico, assinale a alternativa que apresenta aquele mais adequado.
a) Previdência complementar no Brasil: um estudo quali-quantitativo dos benefícios futuros de um Fundo de Pensão.
b) Previdência complementar e previdência social: uma investigação das suas diferenças e dos seus reais benefícios.
c) Previdência complementar no Brasil: um estudo quali-quantitativo da percepção dos envolvidos em um Fundo de Pensão.
d) Previdência complementar e aposentadoria no Brasil: uma investigação das perspectivas para a terceira idade.
e) Previdência complementar brasileira: um estudo de caso para análise dos benefícios proporcionados por um Fundo de Pensão.


4. Leia o seguinte excerto do texto:
“Dada essa lacuna na literatura já apontada em ZSylva (2008), este artigo busca analisar a percepção dos envolvidos em um Fundo de Pensão quanto aos potenciais benefícios a serem obtidos quando da aposentadoria.” [linhas 33 a 35]
Sobre esse excerto são feitas as seguintes afirmações:
I. A “lacuna na literatura” pode ser encontrada na interpretação das duas sentenças que iniciam o último parágrafo do texto. Mais especificamente, trata-se da ausência de pesquisas que investiguem os reais benefícios financeiros sugeridos nas propagandas veiculadas pelas empresas que oferecem serviços de previdência complementar.
II. A expressão “a percepção dos envolvidos em um Fundo de Pensão quanto aos potenciais benefícios” pode ser substituída, sem qualquer alteração ou ambiguidade de sentido, por “como os envolvidos em um Fundo de Pensão percebem os potenciais benefícios”.
III. A expressão “envolvidos em um Fundo de Pensão” dá margem ao entendimento de que os envolvidos são tanto os atuais e futuros aposentados quanto os gestores e demais profissionais de um Fundo de Pensão.
IV. Existe uma redundância no uso conjunto da palavra “potenciais” e da expressão “a serem obtidos” para caracterização ou qualificação do termo “benefício”. Em outras palavras, seria possível, sem qualquer alteração de sentido, a reescrita: “quanto aos benefícios a serem obtidos quando da aposentadoria”.
Das afirmações apresentadas, são INCORRETAS
a) apenas I e II. c) apenas I, III e IV. e) I, II, III e IV.
b) apenas II e III. d) apenas II, III e IV.


5. Solicitado a fazer um fichamento em que fosse redigida uma frase ou expressão que sintetizasse a ideia central de cada parágrafo do texto, um estudante apresentou o seguinte:
Parágrafo 1: Fatores que implicam a ineficiência do regime de repartição adotado pelo INSS.
Parágrafo 2: A previdência complementar como alternativa para o contribuinte garantir um benefício futuro além do oferecido pela previdência social.
Parágrafo 3: O que são EFPC?
Parágrafo 4: Características das EAPC.
Parágrafo 5: A extensa literatura sobre previdência complementar e a estrutura não sequencial do artigo.
Foram fornecidos fichamentos equivocados
a) apenas para os parágrafos 1 e 2. d) apenas para os parágrafos 3 e 4.
b) apenas para os parágrafos 1 e 5. e) apenas para os parágrafos 1,4 e 5.
c) apenas para os parágrafos 2 e 3.



6. No que diz respeito à estrutura do texto, são feitas as seguintes afirmações:
I. Os quatro primeiros parágrafos consistem em uma contextualização geral de pesquisa. Mais especificamente, explica-se por que os brasileiros recorrem à aposentadoria complementar e faz-se um contraste entre os dois tipos de aposentadoria reconhecidamente mais representativos.
II. O segundo parágrafo apresenta uma solução corrente para o problema apresentado no primeiro parágrafo. O terceiro e quarto parágrafos apresentam exemplos de versões ou possibilidades para a solução explicitada no segundo parágrafo.
III. O último parágrafo, além da suposta motivação e do objetivo da pesquisa, apresenta uma descrição não sequencial da estrutura do artigo.
É(São) CORRETA(S)
a) apenas a afirmação I. d) apenas as afirmações I e III.
b) apenas a afirmação II. e) apenas as afirmações II e III.
c) apenas a afirmação III.


7. Sobre a linguagem utilizada na introdução do artigo acadêmico, o orientador fez o seguinte comentário à autora do texto: “Considerando-se que se trata de um texto acadêmico, há algumas inadequações no uso da linguagem. Uma delas é o uso de alguns adjetivos ou expressões avaliativas que veiculam sua avaliação pessoal e subjetiva, em vez de expressar objetivamente a realidade que a sua pesquisa está abordando”.
Assinale a alternativa em que TODOS os exemplos sustentam a afirmação do orientador.
a) “o que – convenhamos –” [linha 28], “não mais é eficiente” [linha 4], “má gestão dos recursos arrecadados” [linha 7].
b) “saúde e lazer de qualidade” [linha 14], “benefício máximo” [linha 10], “são mais seguros do que a tentativa de administração própria” [linha 27].
c) “míseros R$ 3.416,54” [linha 10], “famigerado padrão de consumo” [linha 13], “tão negligenciada terceira idade” [linha 14].
d) “pessoas que não possuem conhecimentos específicos de finanças” [linha 28], “incipientes pesquisas” [linhas 31 e 32], “potenciais benefícios” [linha 34].
e) “uma crescente preocupação” [linha 1], “pagamento dos benefícios exigíveis” [linha 3], “o caráter quali-quantitativo da pesquisa” [linha 38].



8. Em relação aos elementos coesivos do texto, são feitas as seguintes afirmações:
I. O uso de “Dessa forma”, no início do segundo parágrafo, é inadequado, pois não é possível estabelecer nenhuma relação explícita entre esse parágrafo e o parágrafo imediatamente anterior.
II. A palavra “como” – nas quatro ocorrências encontradas no texto [linhas 6, 7, 11 e 16] – veicula ou a ideia de exemplificação, ou a ideia de modo.
III. A palavra “Mas” que introduz o quarto parágrafo veicula a mesma ideia que a expressão “No entanto”, na segunda sentença do quinto parágrafo.
IV. A palavra “Assim, na última sentença do segundo parágrafo, indica uma relação explícita entre a sentença em que ela se encontra e a sentença imediatamente anterior.
V. A expressão “Por fim”, na última sentença do quinto parágrafo, explicita que a sentença faz referência ao último elemento de uma sequência.
São afirmações INCORRETAS
a) apenas I e II. c) apenas I, II e IV. e) apenas I, II, III e IV.
b) apenas III e V. d) apenas II, III e IV.


INSTRUÇÕES: As questões de 9 a 12 dizem respeito ao conteúdo do TEXTO 2, produzido por um estudante de Comunicação para ser veiculado no jornal da faculdade.


TEXTO 2

É fato consumado que o Brasil, desde o século passado, aposta no etanol (ou, como muitos o conhecem, no álcool) como a solução do dilema de energia mundial.
Não há como negar o sucesso do Proálcool (Programa Nacional do Álcool) no mercado interno. Mas então por que não promover a sua expansão além fronteiras, fazer com que o mundo se renda à descoberta brasileira, compre a nossa tecnologia inovadora e a utilize em larga escala mundo afora? Afinal, tendo outro trunfo a nosso favor, isto é, o desenvolvimento da tecnologia dos motores bicombustíveis, teríamos como exportar não só a flecha, mas também o arco.
Confesso que eu também acreditava piamente nesse desenrolar natural dos fatos; afinal, desde 2007, há notícias de que o mundo está de olho em nossa tecnologia. Porém, ao folhear a edição da Época de 19 de abril de 2010, mudei de ideia ao me deparar com a entrevista do presidente mundial da Renault-Nissan, Carlos Ghosn (ele é brasileiro!). No decorrer da entrevista, ao ser questionado sobre a possibilidade de o flex (carro híbrido movido a gasolina e/ou etanol – bicombustível) ser oferecido ao mundo como opção ao modelo tradicional, ele disse: “Dificilmente, porque o Brasil tem condições ideais para produzir etanol de forma competitiva. A Europa não tem. A Ásia também não. O uso do flex e do etanol será bem limitado em nível mundial”. Na sequência, quando o entrevistador pergunta sobre a exportação de tais produtos ser fantasiosa, Ghosn responde: “O problema do petróleo é que muitos países dependem da importação para o sistema de transporte. Substituir o petróleo pelo etanol é só trocar a dependência”.
Nossa “pedra filosofal” energética parece ter sido pulverizada, e o pó resultante escorre pelos nossos dedos. É! Está claro que não vamos muito longe do território doméstico. O sonho foi pelos ares!



9. Com a expressão “teríamos como exportar não só a flecha, mas também o arco” [linha 7], o autor se refere, respectivamente,
a) a tecnologia e aos motores biocombustíveis.
b) ao Proálcool e aos motores biocombustíveis.
c) à solução do dilema de energia mundial e ao carro flex.
d) à descoberta brasileira e aos motores biocombustíveis.
e) ao etanol e à tecnologia brasileira dos motores bicombustíveis.



10. Assinale a alternativa que apresenta a melhor análise da primeira e segunda falas de Ghosn reproduzidas no texto.
a) A primeira fala fornece os elementos necessários para que o leitor compreenda a segunda: entendendo-se que somente o Brasil tem as condições ideais para se produzir
etanol, é possível inferir que continuará a dependência em nível mundial, uma vez que não haverá como atender à demanda.
b) A primeira fala tem apenas uma função ilustrativa: o autor a utiliza para ilustrar o que o fez mudar de opinião em relação ao uso do etanol no cenário mundial. Já a segunda fala cumpre o papel de explicar a inviabilidade de se oferecer o automóvel flex ao mundo como alternativa ao modelo tradicional.
c) A segunda fala dá continuidade ao argumento da primeira: se somente o Brasil tem condições ideais para produzir etanol, então qualquer outro país que dependa desse combustível para o transporte deixará de ser dependente de um país exportador de petróleo para se tornar dependente do Brasil.
d) A segunda fala, por ser mais sucinta na abordagem da dependência dos países, deixa claro o argumento estabelecido na primeira fala: não é possível o flex e o etanol tenham uso ilimitado em nível mundial, porque os países estão preocupados em reduzir a dependência que já têm para o pleno funcionamento de seus sistemas de transporte.
e) As duas falas são independentes entre si: como o autor do texto as intercala com as suas próprias palavras, o leitor pode entender que se trata de questões distintas entre si (de um lado, tem-se o uso limitado do automóvel flex e do combustível etanol em nível mundial; de outro, tem-se a dependência mundial em relação ao petróleo).



11. Leia o seguinte excerto do texto:
“Confesso que eu também acreditava piamente nesse desenrolar natural dos fatos; afinal, desde 2007, há notícias de que o mundo está de olho em nossa tecnologia.” [linhas 8 e 9]
Sobre esse excerto são feitas as seguintes afirmações:
I. A expressão “está de olho em nossa tecnologia” pode ser substituída, sem alteração de sentido, por “quer tomar a nossa tecnologia”.
II. O uso da palavra “também” veicula a ideia de que outras pessoas além do autor acreditavam no potencial do álcool em substituir a gasolina no mercado internacional.
III. O uso da palavra “nesse” indica que a expressão “desenrolar natural dos fatos” corresponde a alguma ideia veiculada anteriormente no texto.
IV. A passagem introduzida por “afinal” veicula a ideia implícita de que o autor tinha razões contundentes para acreditar cegamente no “desenrolar natural dos fatos” por ele mencionado.
Das afirmações apresentadas, é (são) CORRETAS(S)
a) apenas III. c) apenas II e III. e) apenas I, II, e IV.
b) apenas IV. d) apenas III e IV.



12. Sobre o desenvolvimento do texto, são feitas as seguintes afirmações:
I. As citações de Ghosn no terceiro parágrafo respondem indiretamente aos questionamentos levantados pelo autor do texto no segundo parágrafo.
II. A conclusão do autor manifesta uma frustração com relação a um objetivo estabelecido desde o século passado com a criação do Proálcool.
III. O autor apresenta argumentos próprios para explicar a ideia de contraste estabelecida pelo termo “Porém” que conecta a primeira e a segunda sentença do terceiro parágrafo.
É(São) CORRETA(S)
a) apenas a afirmação I. d) apenas as afirmações I e II.
b) apenas a afirmação II. e) apenas as afirmações II e III.
c) apenas a afirmação III.

INSTRUÇÕES: As questões de 13 a 16 dizem respeito ao conteúdo do TEXTO 3, produzido pelo mesmo estudante de Comunicação que elaborou o Texto 2 e com o mesmo objetivo: publicá-lo no jornal da faculdade.



TEXTO 3


Quando eu era criança e comentava sobre o defeito físico ou a feiúra de alguém, minha querida avó materna me repreendia com veemência e me dizia: “Estás como o pavão, que não olha para o próprio pé”. Sem muito entender, eu me calava e a obedecia.
Um pouco mais velho e sendo de novo ralhado pelos mesmos motivos e da mesma forma, perguntei o que ela queria me dizer com aquela expressão. Foi então que ela me explicou: “O pavão, apesar de ser uma das criaturas mais belas da natureza, tem os pés horríveis e cascudos, os quais ele jamais enxerga. Por isso, quando apontamos os defeitos de outras pessoas, devemos sempre lembrar de nossas falhas e imperfeições, sejam elas físicas ou morais”.
Foi uma lição para toda vida!
Hoje, já adulto, todas as vezes em que pego a mim mesmo ou outra pessoa cometendo o erro de julgar a aparência ou a conduta de alguém, como um raio me fulminam a lembrança os dizeres de vovó. Ela, retirante nordestina, era, embora analfabeta, de uma sabedoria ímpar e, mesmo sem a erudição dos livros que a nossa sociedade tanto preza, levava consigo um código de conduta e convivência quase que absolutamente irretocável.
Batizei, por minha própria conta e risco, essa ação corriqueira em nossa sociedade de “síndrome do pavão” ou “mania do sujo falando do mal lavado”. Sem pestanejar, criticamos tudo o que vem contra a nossa compreensão das coisas e relegamos à mediocridade e à imperfeição tudo e todos que se opõem às nossas ideias e interesses.
Não pretendo uma sociedade de santos. Mas espero que um dia possamos nos conceber como seres falíveis que se assumem como tais. Somente dessa forma poderemos garantir cooperação e respeito mútuo, bem como transferir tais valores às futuras gerações. Pelo menos foi assim que fez comigo a minha saudosa avó.



13. De acordo com o autor, a síndrome do pavão é
a) uma doença ou mania que faz com que as pessoas vis assumam como medíocre ou imperfeito qualquer coisa que se oponha às suas ideias ou interesses.
b) o ato corriqueiro de considerar medíocre ou imperfeito tudo aquilo que se opõe às ideias ou interesses de dado indivíduo.
c) uma patologia catalogada que pode ser considerada sinônimo de “mania do sujo falando do mal lavado” e que reflete o fato de a sociedade não ser constituída de santos.
d) um termo saudosista com o qual ele batizou os ensinamentos de vida que obteve da querida avó quando criança.
e) uma ação ou atitude que corresponde ao “politicamente incorreto”: as pessoas sequer dissimulam ou camuflam as suas ideias ou interesses.



14. O autor do texto adota
a) uma perspectiva distanciada em relação ao problema que aborda.
b) um termo metafórico para criticar a sociedade dissimulada em que vive.
c) uma postura nostálgica com relação à avó e esperançosa com relação ao futuro.
d) uma abordagem debochada em relação às pessoas que têm a síndrome do pavão.
e) um tom irônico e dissimulado ao tratar do modo como as pessoas lidam com a feiúra.



15. Com base no texto, a avó do autor
I. era megera. III. era religiosa. V. era tirana.
II. foi migrante. IV. tinha boa índole.
As características da avó do autor que NÃO encontram respaldo no texto são
a) apenas I e V. c) apenas I, II e III. e) apenas I, II, III e V.
b) apenas II e IV. d) apenas I, III e V.



16. O conteúdo do último parágrafo do texto é temática recorrente na literatura em língua portuguesa. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que apresenta versos associados a essa temática.
a) “O bonde passa cheio de pernas: / pernas brancas pretas amarelas. / Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração. / Porém meus olhos / não perguntam nada.” (Carlos D. de Andrade)
b) “Eu não tinha este rosto de hoje, / assim calmo, assim triste, assim magro, / nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. / Eu não tinha estas mãos sem força, / tão paradas e frias e mortas; / eu não tinha este coração que nem se mostra. / Eu não dei por esta mudança, / tão simples, tão certa, tão fácil: / Em que espelho ficou perdida a minha face?” (Cecília Meireles)
c) “É a vaidade, Fábio, nesta vida, / Rosa, que da manhã lisonjeada, / Púrpuras mil, com ambição dourada, / Airosa rompe, arrasta presumida. [...] / Mas ser planta, ser rosa, nau vistosa / De que importa, se aguarda sem defesa / Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa?” (Gregório de Matos)
d) “Fica decretado, por definição, / que o homem é um animal que ama / e que por isso é belo, / muito mais belo que a estrela da manhã.” (Tiago de Melo)
e) “Quem me dera ouvir alguém a voz humana / Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia; / Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia! / Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam. / Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil? / Ó príncipes, meus irmãos, / Arre, estou farto de semideuses! / Onde é que há gente no mundo?” (Fernando Pessoa)
INSTRUÇÕES: As questões 17 a 20 dizem respeito ao conteúdo e/ou à forma dos TEXTOS 1, 2 e 3.


17. É possível encontrar, nos Textos 1, 2 e 3, formulações que, lidas de forma isolada ou descontextualizada, podem ser ambíguas (isto é, podem admitir várias interpretações). Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela em que NÃO se encontra ambiquidade.
a) “No regime financeiro de repartição simples adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as contribuições arrecadadas são necessárias...” [texto 1, linhas 2 e 3]
b) “... ainda são incipientes pesquisas que investiguem os reais benefícios financeiros das diferentes modalidades a longo prazo.” [Texto 1, linhas 31 e 32]
c) “É fato consumado que o Brasil, desde o século passado, aposta no etanol [...] como a solução do dilema de energia mundial.” [Texto 2, linhas 1 e 2]
d) “... de uma sabedoria ímpar e, mesmo sem a erudição dos livros que a nossa sociedade tanto preza ...” [Texto 3, linhas 12 e 13]
e) “... levava consigo um código de conduta e convivência quase que absolutamente irretocável.” [Texto 3, linha 13 e 14]


18. As alternativas a seguir apresentam elementos presentes simultaneamente nos Textos 1, 2 e 3, EXCETO:
a) Referência temporal.
b) Uso de expressões coloquiais.
c) Uso da primeira pessoa do plural.
d) Relações explícitas de causa e consequência.
e) Explicação de palavras, termos ou expressões.



19. A inserção ou remoção da vírgula pode implicar, muitas vezes, mudança de significado. Assinale a alternativa em que a presença ou ausência da vírgula NÃO implica a veiculação de diferentes significados.
a) “...são necessárias para o pagamento dos benefícios exigíveis no mesmo ano de arrecadação.” [Texto 1, linhas 3 e 4]
... são necessárias para o pagamento dos benefício, exigíveis no mesmo ano de arrecadação.
b) “Tais planos representam um investimento que irá garantir um benefício futuro...” [Texto 1, linha 26]
Tais planos representam um investimento, que irá garantir um benefício futuro...
c) „“Dificilmente, porque o Brasil tem condições ideais para produzir etanol de forma competitiva.‟” [Texto 2, linhas 13 e 14]
Dificilmente porque o Brasil tem condições ideias para produzir etanol de forma competitiva.
d) „“Estás como o pavão, que não olha para o próprio pé.”‟ [Texto 3, linhas 2 e 3]
Estás como o pavão que não olha para o próprio pé.
e) “Mas espero que um dia possamos nos conceber como seres falíveis que se assumem como tais.” [Texto 3, linhas 19 e 20]
Mas espero que, um dia, possamos nos conceber como seres falíveis que se assumem como tais.


20. Considerando aspectos coesivos do texto, assinale a alternativa em que a palavra ou expressão entre parênteses apresenta corretamente o elemento, termo ou ideia a que se refere a palavra ou expressão sublinhada.
a) “... está condicionada à motivação do patrocinador ou instituidor em oferecer esses planos de benefícios aos seus empregados ou associados.” [Texto 1, linhas 17 e 18] (as EAPC)
b) “Para tal, este artigo se estrutura em quatro seções, além desta introdução em que é contextualizada a pesquisa em pauta.” [Texto 1, linhas 35 e 36]
c) “... fazer com que o mundo se renda à descoberta brasileira, compre a nossa tecnologia inovadora e a utilize em larga escala mundo afora?” [Texto 2, linhas 4 e 5] (a descoberta brasileira)
d) “... perguntei o que ela queria me dizer com aquela expressão.” [Texto3, linhas 4 e 5] (a expressão „síndrome do pavão‟)
e) “... levava consigo um código de conduta e convivência quase que absolutamente irretocável”. [Texto 3, linhas 13 e 14] (a avó do autor)


GABARITO


1-D
2-B
3-C
4-E
5-B
6-B
7-C
8-A
9-E
10-C
11-A
12-A
13-B
14-C
15-D
16-E
17-A
18-D
19-E
20-E

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