quinta-feira, 15 de março de 2012

FILME INVICTUS

O filme “Invictus” retrata momentos da vida de Nelson Mandela em sua ascensão a presidente da África do Sul e a Copa de Rúgbi de 1995 no país, um filme dirigido por Clint Esatwood de gênero Drama, foi lançado em 2009 nos Estados Unidos e 2010 em Portugal.
A história inicia logo após as eleições de Mandela, onde o país se encontra totalmente dividido em brancos e negros, o treinador do time em certo momento fala aos seus atletas (todos brancos) que o país está solto aos cães, enquanto no outro lado da rua pessoas comemoram em campo de terra batido a eleição da mesma raça.


 Durante o desenrolar do filme, Mandela lê o jornal e vê acima de uma foto dele escrito "Ele pode vencer uma eleição, mas poderá governar um país?". "Uma pergunta pertinente.", ele diz.
Mandela quer a união do país, porém o mesmo encontra-se dividido em quanto uns comemoram sua vitória, outros que não o querem no poder permanecem resistentes, mas Mandela persiste em manter a união do país, e para isso ele pede ajuda ao capitão do time de Rúgbi. Com o objetivo de unir as duas descendências ele entrega ao capitão, um poema chamado Invictus, que o ajudou nos anos em que ficou na prisão. Até que no final, o time da África do Sul passa de um time desacreditado para um time que pode disputar contra um outro time muito superior. Porem no final do filme aparece mais cenas do jogo.
Na minha opinião, acharia que deveriam ter aproveitado mais a presença de Mandela pois é um figura muito lembrada pela sua luta e otimismo.
Essa histórias realmente é de superação através do esporte que ajudou a unir uma nação. O que vimos muito em nosso Brasil é a discriminalidade de cor, raça ou religião, agora também a opção sexual, nossa sociedade ainda não está totalmente madura para lidar com certos acontecimentos que existe em nossas cidades, porém existe um convívio uma tolerância, mas ainda é visto um certo racismo em determinados assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal comentem, aguardo suas criticas e opiniões.