quarta-feira, 14 de março de 2012

FILME PRO DIA NASCER FELIZ


FILME PRO DIA NASCER FELIZ

É um documentário impressionante de relatos do dia a dia de escolas no Brasil um dos mais intrigantes filmes que já assisti, com relatos de adolescentes e suas realidades em diferentes regiões do Brasil, sendo Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, uma realidade bem dolorida para qualquer cidadão que tem filhos nessa idade e para professores que pretendem seguir no ramo da academia.
Chamou-me a atenção no início do filme, onde o documentário relata que há tempos atrás existiam 14 milhões de crianças em idade escolar, porém metade não frequentavam as escolas, após apareceu um texto onde estava escrito “44 anos depois 97% das crianças em idade escolar entram na escola com o passar dos anos, muitos abandonam, 41% não concluiu a oitava série. E segundo avaliações promovidas pelo MEC, a metade dos estudantes do ensino fundamental não conseguem ler ou escrever corretamente”
No filme também houve o conto “Ausência” de Vinicius de Morais, para citar as atuações de nossa educação no país ou a ausência dela.
Observei que durante o filme em uma escola de Pernambuco que recebia mil de duzentos reais mensais do governo, no final com os impostos e dívidas acabava sobrando somente seiscentos reais para a escola.
Também relatos emocionantes de alunos de periferias e alunos de colégios particulares emocionaram, aparecendo assim os “dois lados da moeda”, como é triste saber que existem diferenças muito grandes em nossa sociedade e como os próprios alunos de classe social elevada colocaram em suas entrevistas, todos vivem em uma “bolha” não se importando com o que passa a sua volta.
Nesse filme observamos o descaso que está nossa educação no Brasil, às escolas estão sem infraestrutura os alunos não se interessam em estudar e, além disso, os professores faltam muito em todas as escolas. Para nosso Brasil alcançar uma situação agradável na educação terá muito que percorrer infelizmente, mas nem por isso deixarei de seguir meu coração e serei professora com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal comentem, aguardo suas criticas e opiniões.