O FILME “O PIANISTA”
O filme O PIANISTA dirigido por Roaman Polanski, é um filme baseado na autobiografia de um polonês Wadyslaw Szpilman. Esse filme venceu três Oscar nas categorias de Melhor diretor, ator e roteiro adaptado.
O filme tem uma narrativa incrível ele fala sobre um famoso pianista judeu que trabalha em uma rádio que percebe que sua vida irá mudar totalmente com o começo da Segunda Guerra Mundial com a Invasão da Polônia. No decorrer do filme após a radio que Szpilman trabalhava ser bombardeada pelos alemães, ele vai para casa e fica sabendo que o Reino Unido e a França declaram guerra conta a Alemanha de Hitler.
Quando o poder ficou com a Alemanha logo os judeus sofrem as consequências, são obrigados a usar faixas nos braços com a Estrela de Davi para serem identificados, além de limitarem a quantidade de dinheiro para as famílias. Os nazistas acabam ficando cada vez mais sadistas e todos os judeus presenciam muito o terror ocorrido.
A família inteira de Szpilman, e muitas outras são obrigadas a deportação até um campo de extermínio. No momento que os judeus são forçados a entrar no trem, Szpilman é salvo no último segundo por um policial, que era seu amigo separando-o de sua família, onde então ele consegue sobreviver. Num primeiro momento ele é colocado em um grupo de construção alemã como um trabalhador escravo durante todo o tempo, outros trabalhadores comentaram com Szpilman duas informações a primeira foi que muitos judeus vivos sabem que os alemães planejam matá-los e a segunda é que, um levante contra os alemães estava sendo preparado, nesse momento quando Szpilman descobre sobre o levante, ele se oferece para ajudar então é colocado para traficar armas para dentro do gueto, quase o pegaram em um determinado momento. Até que então houve a invasão e muitas pessoas morrem e muitos fogem, Szpilmam é deixado sozinho e se esconde em um prédio ainda em pé, porém ele é encontrado pelo capitão, mas na interrogação ele descobre que ele é pianista então o capitão o manda tocar alguma música, e dessa forma o Szpilman continua vivo e se escondendo no prédio devido à alma bondosa do capitão, dando a ele comida regularmente, salvando sua vida. Algumas semanas se passam e as forças alemãs evacuaram da cidade. Mais tarde Szpilman volta a tocar na Radio.

Nos em nossa sociedade de diferentes cultura e costumes aprendemos a conviver com essas diferenças cada vez mais visível e embaralhada numa mesma sociedade. Com a convivência e respeito é possível existir tantas culturas diferenciadas no mundo todo, cada uma com seu valor e fundamento, não sendo possível a comparação entre elas, pois cada uma tem sua peculiaridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pessoal comentem, aguardo suas criticas e opiniões.