domingo, 20 de novembro de 2011

Abordagem integrada para a compreensão do comportamento do consumidor na parte inferior da pirâmide

Autor: Saroja Subrahmanyan e J. Tomas Gomez-Arias

                   

Integrated approach to understanding consumer behavior at bottom of pyramid, os autores buscam entender as pessoas consideradas a base da pirâmide o que e como consomem, e de que forma as empresas podem melhor atender essa classe, mas apesar da restrições a mesma é motivada não apenas para sobreviver, mas tende a satisfazer necessidades superiores e se as organizações oferecerem uma oferta ligada a trabalho e educação, acreditam que terão melhor chance de sucesso.

As empresas devem pensar além de desenvolver um produto mais barato de fácil consumo, devem adaptar e customizar os produtos para ficarem mais atrativos. Pois se o custo de produzir um produto de qualidade ainda é alto então é necessário de inovações comerciantes. O que podemos definir é que independe qual renda você possui, os seres humanos consomem de qualquer forma.

A migração da área rural, para a cidade em busca de uma oportunidade melhor de emprego às vezes é falha, pois num contexto a renda adquirida não consegue ter os mesmos padrões que uma vida no campo possui, pois na área rural existe a possibilidade de plantar alguns de seus alimentos básicos e assim terá uma renda para demais produtos de consumo, porém na cidade tudo leva a compra e gasto assim à renda será apenas para as necessidades básicas, não tendo uma sobre para consumo de produtos diferentes.

Nesse estudo caímos na teoria de Maslow da hierarquia de necessidades que são satisfeitas da seguinte forma:

1- Fisiológicas ou básica, tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, o abrigo;

2- Segurança, que vão da simples necessidade de sentir seguro as mais elaboradas de segurança como um emprego estável.

3- Sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;

4- Autoestima o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros em relação à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;

5- Auto realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser.

Se analisarmos a base da pirâmide a maior despesa concentra-se em comida, porém existe um leve aumento na categoria de tecnologia e comunicação para melhor sua colocação na sociedade.

Enquanto as necessidades de sobrevivência e segurança são de fato
crítica, as restrições de consumo fazem com que a base da pirâmide seja sofisticada e criativa, porém realmente se faz necessário que os governantes olhem para essa classe e tentem entender como eles sobrevivem para depois tomar uma ação.

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