quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ambiente Impactando o Comportamento do Consumidor: Uma Análise Operante.

Autor: Gordon Robert Foxall

Enviromente-Impacting Consumer Behavior: An Operant Analysis: (1995, 262-268),O autor procura demonstrar que a compreensão da imediações de marketing social aplicadas ao meio ambiente com base nos princípios da analise do comportamento do consumidor, tem observado que a conservação e o controle são de analogias e caracteres de conhecimento do consumidor, isso de fato tem afetado negativamente o ambiente físico e social.
Skinner (1953) apud Foxall (1995), nos deixa claro que as causas do comportamento do consumidor são encontradas em seu próprio ambiente de convívio. O comportamento do consumidor carece de um modelo que incorpora a analise em sua teoria, caindo o mesmo sempre sob as estruturas de marketing social.
Uma pesquisa de campo desenvolvida e ressaltada pelo autor faz uma analise de como os incentivos influenciam no comportamento do consumidor, usando como exemplo os transportes privados o excesso de energia, o lixo e o consumo exagerado de água. O propósito final da mesma foi melhorar e modificar o comportamento do consumo. (Winkler e Winett, 1982, apud Foxall, 1995.
Apesar do vasto entendimento das possíveis catástrofes que podem acontecer se não mudarem seus comportamentos, os consumidores não querem mudar, talvez muitos não soubesse que o comportamento influencia em seu consumo. Mas somente orienta-los através de campanhas não terá muito impacto sobre a importância da preservação, a mudança só ocorrerá com aqueles indivíduos que já foram expostos a uma situação desagradável no passado.
O modelo de perspectiva comportamental oferece escolhas aos consumidores, elas podem ser relativamente abertas ou relativamente fechadas. As fechadas são aquelas manipuladoras em que o comerciante mantem o controle dominante sobre o que está disponível ou não para o consumidor. As abertas são configurações onde o consumidor tem inúmeras opções para escolhas, nesse ambiente as pressões físicas, sociais e verbais estão ausentes.
O BPM (Behavioral Perspective Model) alvitra que o comportamento do consumidor pode ser exposto por padrões como realização, prazer, acumulação e manutenção:
·         Realização: É a realização pessoal que exposta em um ambiente aberto poderá assumir a forma de consumo notável, em um ambiente fechado será um jogo de azar.
·         Prazer: É geralmente voltada ao entretenimento, onde em um ambiente aberto podemos exemplificar com a opção de assistir a qual programação optar, e em um ambiente fechado como em um voo, só terá a opção que a companhia aérea lhe oferecer.
·         Acumulação: É um conjunto que auxilia algum conteúdo prazeroso, mas que são de informações, onde o reconhecimento mais sustentado é recompensado.
·         Manutenção: É nossa rotina, necessária para nos sustentar. Em um ambiente aberto pode incluir as compras de alimentos, e em um ambiente fechado pode-se exemplificar como os pagamentos dos impostos.
Cada classe geral do comportamento do consumidor vista anteriormente, pode ser inferida como no caso da realização em uma relação variável, o prazer em um intervalo variável, a acumulação em uma relação fixada e a manutenção em um intervalo fixo. As mesmas têm reforços positivos, mas também negativos onde esses não recaem diretamente sobre o consumidor, mas sim sobre o seu ambiente e frequentemente essa situação traz consigo a escassez de água ameaçada pelo consumo exagerado a energia entre outras situações.
Visando amenizar esse impacto o autor nos informa duas variedades de estímulos que tem sido empregada. A informação sobre os efeitos reais das ações e incentivos como bônus, elogios e encorajamentos.
Pode-se concluir que o BPM fornece um modelo coerente e aceitável do papel dos estímulos que antecede e que precede com coerência o comportamento do consumidor e seus impactos sobre o ambiente.
 Hoje podemos inferir que muitos consumidores em sua decisão de compra estão, por questões ecológicas, comprando produtos que não agridam o meio ambiente e que sejam produzidos de forma ecologicamente correta, desde a sacola do mercado até seu banho diário, porém, ainda não houve uma total consciência, por parte do consumidor, existe uma parcela que não tem a devida noção sobre as implicações de seus atos de consumo, tanto no que se refere aos seus impactos no meio ambiente, como a relação das suas decisões movendo o desenvolvimento sócio ecológico.

Um comentário:

  1. Criss.... que legal cara.. Parabéns menina :D
    estou te seguiindo tmb ;D
    bjiinhosssss

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Pessoal comentem, aguardo suas criticas e opiniões.