segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Comportamento do Consumidor e Ação Marketing,

Autor: Henry Assael

                     Consumer Behavior and Marketing Action, o autor nos mostra o modelo de tomada de decisão complexa que inclui muitos conceitos comportamentais envolvendo buscas ativas de informações, e alternativas referente a marcas. Ele também considera não somente o processo da compra, mas também a experiência do consumo onde destaca que os produtos podem ser comprados e consumidos por razões emocional ou relativo à utilidade buscada.
                     O processo de tomada de decisão ao qual o consumidor efetua não é um processo simples, deve ser entendido, para desenvolver aplicações estratégicas ao consumidor.
                     A primeira dimensão da tomada de decisão representa um contínuo hábito exercido pelo consumidor, pode ser baseado em um processo cognitivo em busca de informações e avaliação das alternativas existentes das marcas ou quando o consumidor possui uma fidelidade a marca e compra-a com frequência.
                     A segunda dimensão representa o envolvimento na tomada de decisão, as compras de alto envolvimento são aquelas consideradas pelo consumidor de grande importância e esses consumos estão ligados diretamente ao ego à autoimagem e podem envolver alguns riscos financeiros, social ou pessoal em tais situações vale apena o tempo gasto na efetivação da compra. Os produtos de baixo envolvimento não são importantes para o consumidor os riscos são pequenos e tais casos pode não valer apena o esforço gasto na busca de informações considerando que exista varias alternativas.
                     Assim o processo de tomada de decisão não pode ser estruturado de uma forma estritamente ordenada, às vezes numerosas decisões menores, tende serem feitas antes de uma decisão complexa chegar a sua melhor conclusão. Cada decisão pode direta ou indiretamente influenciar em decisões subsequentes.
                     A tomada de decisão é complexa pelo fato de existir grande número de variáveis que precisam ser levadas em consideração e que são altamente inter-relacionadas. O texto apresenta alguns fatores que estão envolvidos como a necessidade de estimulo que pode ser ativada por estímulos internos ou externos. Podemos identificar também a avaliação da marca, onde o consumidor, tendo coletado as informações necessárias esclarece e avalia as alternativas existentes, sendo varias as considerações formadas pelo consumidor para obter um julgamento. Após as avaliações das diferentes alternativas, ele toma a decisão de compra onde é diretamente ligada ao sentimento de pós compra.
                     Na decisão de compra o consumidor forma um conjunto de classificados e preferencias, porém existem fatores que podem influenciar diretamente como parentes e amigos, preço e benefícios esperados do produto assim como fatores situacionais, como a forma que o vendedor lhe atende.
                     Após a compra e experimentar o produto o consumidor vai se sentir satisfeito ou insatisfeito o qual, dependerá muito da expectativa exercida sobre o produto. Assim a decisão de compra é um sistema de combinações de simples segmentos complicados e complexos. Isto tem vantagens e desvantagens, enquanto os segmentos simples e complicados podem ser tratados através de processos de decisão normal, seu sucesso pode dar-se na mesma abordagem que se aplica a situações complexas.
                     Desta forma a decisão pode ser tomada através de um precedente histórico, a maioria das pessoas confia em seus dados de apoio e informações para tomar decisão e defende-las mesmo sendo complexas.

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