sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Comportamento do Consumidor: Uma revisão da literatura.

Autor: Moneesha Pachauri


Consumer Behaviour: The Literature Review,(Moneesha Pachauri, 2002, 2, 319-355), traz um conjunto de ideias, dando uma visão geral e suas diferentes abordagens sobre no comportamento do consumidor nas situações de escolhas e desejos em satisfazer suas necessidades.
Conforme o autor nos anos de 1960 na área do comportamento do consumidor surge dois campos específicos de estudo, o positivista e o não positivista. O positivista abarca os campos econômicos, comportamental, cognitivo, motivacional, atitudinal e perspectivas situacionais, destacando a autoridade da razão humana não existindo uma veracidade única e concreta que a ciência explicaria. O não positivista destaca o sentido e a ideia de pós-modernismo (1980), de pesquisar e alcançar uma melhor compreensão do comportamento do consumidor sem influenciar na decisão .Os  dois paradigmas diferem em suas opiniões sobre os objetivos que reforçam a pesquisa do consumidor.
Ao longo dos anos o comportamento do consumidor foi ganhando destaque e sendo empregado por pesquisadores em diversas disciplinas com suas diferentes perspectivas, levando aos estudos de suas influencias internas e externas e ampliando novas técnicas para entender a natureza da compra.
O comportamento do consumidor está integrado nas disciplinas de marketing e suas praticas, com o objetivo de identificar a percepção e atitudes do individuo, podendo desta forma manipular a necessidades do consumidor, o uso deste estudo leva as grandes empresas a investirem em propagandas.
O autor nos mostrar as perspectivas fundamentadas no racionalismo sendo elas:
Comportamentais: A tomada de decisão concentra-se nos estímulos do ambiente em que o individuo se encontra.
Cognitiva: Nessa tomada de decisão usa-se o processamento de informação como Marsden e Littler, (1998,7) explicam que o consumidor passa por três fases, a primeira do pensamento, a segunda do sentimento e por fim a do comportamento, antes de decidir.
Personalidade: Na tomada de decisão o individuo atribui valores.
Motivacional: As variáveis psicográficas nesta decisão levam os indivíduos a direcionar a analisar a fim de definir sua forma e estilo.
Atitudinal: Levam a tomar a decisão através da predisposição sentida, antes de efetuar a compra.
Situacional: A decisão irá depender muito da situação em que ele estará envolvido. Os efeitos situacionais acabam gerando através do comportamento a percepção e a compra por impulso.
Por fim a abordagem positivista é estabelecida na premissa de que os consumidores são entidades racionais estáveis e conhecíveis, e abordagem não positivista é baseada nas capacidades de pró-atividades dos consumidores, não apenas na reação passiva de responder aos estímulos do ambiente. 

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