segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Influências sociais sobre os critérios de avaliação de compra.

Autor: Terrel G. Williams

                     Social class influences on purchase evaluation criteria, nesse artigo o autor investiga sobre efeitos da renda sociais, produtos e objetos que podem ser considerados mais ou menos significantes socialmente. Existem diferentes modos que podem levar os consumidores a variar muito seu comportamento de compra através das suas classes sociais, padrão da socialização, influencia educacionais entre outras.
                     Os consumidores procuram informações para orientar suas compras, mas em muitos casos, seguem as práticas passadas para definir suas decisões de compras.
                     O indivíduo devolve um conjunto de critérios de avaliação que são aplicados na hora de julgar a melhor compra. Sabemos que esses critérios dependem de pessoa para pessoa, e que o design do produto, posicionamento e o esforço de promoção podem ser critérios consideráveis para os consumidores.
                     A decisão de compra pode ser considerada utilitária ou hedônica, sendo utilitária a compra de dimensões econômicas racionais, concretas e funcionais, enquanto a hedônica são compras com critérios emocionais, simbólico, sensorial e não racional.
                     A classe social tem sido um importante critério de comportamento do comprador, dependendo da dimensão da renda, mas pouco tem sido estudado sobre este assunto. Porém observamos conforme pesquisas feitas que atitudes, valores, padrões de informações de pesquisas e os motivos de compra variam entre as classes, assim a compra de percepções são definidas através dessa diferença.
                     Contudo observa-se que as classes sociais mais altas, tem mais probabilidade de fazer compras apreciando-a, e envolve menos riscos do que os de classes mais baixas.
                     A importância dos critérios de avaliação é influenciada pelo sexo comprador, onde a mulher da importância a todos os critérios menos ao baixo preço, enquanto os homens classificam preço baixo com o mais importante critério, assim como os demais critérios como renda e a classe social também influenciam na hora da compra.
                     Inferindo uma leitura feita do livro de Canclini (2006), ele diz que consumir é participar de um cenário de disputas pelo que a sociedade produz e compra.  Segundo ele, “...o reconhecimento e a aceitação social dependem cada vez mais do consumo ou daquilo que se possua ou seja capaz de possuir”. Acabamos desta forma mostrando o que somos através do que consumimos.

Referências:

Canclini, Néstor Garcia. Consumidores e Cidadão: Conflitos multiculturais da globalização. Trad. Maurício Santana Dias.  6. Ed. Rio de Janeiro. Editora UFRJ, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal comentem, aguardo suas criticas e opiniões.