terça-feira, 25 de outubro de 2011

Resenha: Por que Estudar a mídia? Autor: Roger Silvertone

Pessoal essa resenha escrita por Gustavo Lima em seu blog, achei muito interessante e quero compartilhar com vocês, o que ele indaga sobre o Livro Por que Estudar a mídia? do autor: Roger Silvertone.




O autor afirma que o estudo da mídia é importante por essa estar intimamente ligada ao dia a dia da sociedade contemporânea. Com sua evolução, a mídia está assumindo cada vez mais o papel de disseminador cultural e imprescindível em nosso cotidiano.
Tal noção toma maior visibilidade se lembrarmos que os jovens, atualmente, vivem ligados à internet. Cada vez mais sendo bombardeados pelas mensagens e significados gerados pela mídia, ditando de comportamentos a produtos a serem vorazmente consumidos.
Fora isso, quase toda parcela da sociedade que está “offline” tem sua casa invadida pela programação 24 horas das televisões. O autor relembra, ainda, que a mídia é produzida de forma global e que, por isso, devemos ficar atentos aos interesses políticos e econômicos arraigados a ela. Interesses, esses, que não conhecem distâncias, atravessam continentes e acabam por influenciar do ocidente ao oriente, moldando valores e perspectivas.
Para Silverstone, esse poder de influenciar se torna cada vez maior. Para isso há a necessidade do estudo. Para ele, devemos nos atentar não só às mídias, mas às conseqüências causadas por elas.
No Brasil, podemos notar que tal influência acontece “a torto e a direito”. Recentemente, durante a campanha eleitoral, vimos a mídia e as propagandas repassarem jingles e supostas verdades em todos os meios de comunicação sem preocupação com as conseqüências. Ainda por cima, quando apanhados no erro, os responsáveis simplesmente continuavam o dia a dia como se nada tivesse acontecido, ignorando a grandiosidade que a informação toma depois de publicada.
Para mim, é dessa forma que o autor expressa sua preocupação. Onde a mídia dita suas próprias regras sem se preocupar com as conseqüências, acontece o repasse de interesses e valores de seus verdadeiros produtores, fortalecendo cada vez mais seus interesses político-econômicos. É por isso que Silverstone diz ser importante estudar a mídia. Pois a sociedade só pode criar uma opinião séria, crítica e até diferente do que é veiculado conhecendo os mecanismos midiáticos.



Por Gustavo Lima


http://limaolimao.wordpress.com/2010/12/03/resenha-por-que-estudar-a-midia/

Um comentário:

  1. Cristine,

    Desculpe a demora. Obrigado pelo elogio. Curti bastante seu blog (mas tive que caçá-lo na internet, haha). Abs

    ResponderExcluir

Pessoal comentem, aguardo suas criticas e opiniões.