domingo, 2 de outubro de 2011

Teoria do Comportamento do Consumidor: Excessos e Limitações

Autor: Joan Zielinski, e Thomas S. Robertson.

Comsumer Behavior Theory: Excesses and Limitations, (09,1982, 8-12), o autor nos mostra em seu artigo que o comportamento do consumidor é estruturado a partir de um aspecto de objetivos psicológicos, sendo que os principais modelos de comportamento tem uma mesma composição. Uma análise da leitura do Jornal Of Consumer Research, tida como exemplo pelos autores indica temas desenvolvidos e temas de análises incúria.
 O autor exemplifica através de observações e análises nas edições anteriores do JCR, e nos proporciona a observar componentes predominantes nas categorias de artigos mensurados através de suas aparições, sendo ela:
39.9% - Teoria Psicológica;
 21,3% - Pesquisa Metodológica;
12,8% - Teoria Sociológica;
 07,4% - Teoria Econômica;
 06,9% - Consumismo e Politica Social;
 04,3% - Demografia;
 02,0% - Teoria Geral do comportamento do consumidor.
Por ora, existe uma grande diversidade dentro do campo do comportamento do consumidor a também algumas linhas oblíquas e restrições.
A teoria psicológica é incapaz de explicar por si só, fenômenos e seus comportamentos, há componentes que envolvem muitas decisões que não são simples, assim variáveis sociológicas obtém grandes impactos dentro desta perspectiva.
Definição e relevância da perspectiva sociológica, é um termo de análise que concentra-se num contexto social, ao invés de restringir no individuo, ela é feita de componentes da estrutura social como, as classes sociais, instituições e subculturas, tudo na visão da preocupação de como é afetado o comportamento do consumidor.
A atenção da teoria sociológica é diretamente ligada ao nível social dos indivíduos, a mesma utiliza conceitos e valores culturais a fim de criar uma sociologia de consumo, que influencia na compra e no descarte do produto.
A descrição da Human Action Sistem,é uma lógica conceitual utilizada para investigação da sociedade. Um extremo é o comportamento do organismo, componentes biológicos, que podem ser determinados em todos os seres humanos. No comportamento do consumidor traduz sendo o processo aprendido, o qual reconhece as necessidades de consumo. No outro extremo está o sistema cultural, onde o individuo cresce na sociedade aprendendo a acreditar e a respeitar os padrões culturais, trazendo para o sistema do consumismo, vemos que o consumidor aprende a compartilhar de maneira cultural em seu ambiente físico. Entre os dois extremos o individuo tem a oportunidade de desenvolver seus próprios estímulos ao comportamento.
É fundamental a compreensão da relação entre o individuo (personalidade) e a sociedade para termos um estudo de caráter morfológico do comportamento do consumidor.
Culturas são valores que o individuo suporta, normas são regras da sociedade definidas para atingir os valores. Na análise parsoniana as normas estão localizadas dentro do sistema sociais e os valores no sistema cultural, sendo que, os indivíduos possuem a capacidade de aceitar ou rejeitar tais situações. Existem quatro modos de adaptações citados:
·         Conformidade: Aceitação total;
·         Implicação: Satisfação pessoal;
·         Reclusão: Rejeitam ambos os valores sociais e normas;
·     Inovação: Onde o individuo foi socializado de forma inadequada.
Por fim, o campo do comportamento do consumidor como mencionado nos estudos anteriores são interdisciplinar, no entanto a pesquisa da teoria psicológica é sempre enfatizada, e a teoria sociológica está sempre associada à incompleta conceituação do comportamento do consumidor, e variáveis sociológicas podem ser fundamentais para seus estudos.

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